Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Luz: Cidades de Mato Grosso do Sul inauguram obras

ABr - 05 de agosto de 2005 - 13:31

O Programa Luz Para Todos, do Governo Federal, inaugura hoje (5) e amanhã (6) obras de eletrificação rural nos municípios de Nioaque, Guia Lopes da Laguna e Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul. O investimento foi de R$ 754, 8 mil, as obras foram realizadas pela Enersul, e beneficiaram cerca de 415 pessoas.

Em Nioaque o programa levou energia elétrica a 35 domicílios, o que vai possibilitar aos pequenos produtores melhorar sua renda. "Vou comprar uma geladeira e um triturador para fazer a ração animal e futuramente pretendo montar uma horta porque agora posso irrigar a terra", diz Francisco Boschetti. A principal atividade econômica do município é a criação de gado.

A eletricidade possibilitará o incremento na renda e a melhora na qualidade de vida das 24 famílias atendidas em Guia Lopes de Laguna, que vivem da agricultura familiar e da pecuária. "Os beneficiados estão comprando bomba elétrica para os poços e triturador para fazer a ração animal", diz Inácio Demites Campero, um dos colaboradores na coordenação do Programa no município.

A chegada da energia elétrica traz novas perspectivas também para as 24 famílias atendidas no município de Porto Murtinho. Nesta comunidade, as famílias vivem principalmente da pecuária e vêem na chegada da luz uma oportunidade para expandir as atividades produtivas.

O Governo Federal já repassou R$ 28,6 milhões para obras dos contratos do programa em andamento no Mato Grosso do Sul. Em todo o Brasil, já foram beneficiados 241,6 mil domicílios.

O Luz Para Todos é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e pela Eletrobrás, realizado em parceria com os governos estaduais, as concessionárias de energia elétrica e as cooperativas de eletrificação rural.

Com informações do Ministério de Minas e Energia.

SIGA-NOS NO Google News