Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Lula é condenado na Operação Lava Jato

Midiamax - 12 de julho de 2017 - 14:00

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado a nove anos e meio de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. De acordo com o site da Revista Veja, a decisão emitida pelo juiz Sergio Moro é a primeira condenação de um ex-presidente do Brasil pelo crime de corrupção.

Conforme a revista, a sentença anunciada nesta quarta-feira (12) faz parte do processo em que Lula foi acusado pela força-tarefa da Operação Lava Jato, capitaneada pela Polícia Federal, de receber vantagens indevidas enquanto estava no comando do país.

Entre as vantagens que o ex-presidente teve está o recebimento e reforma de um triplex no balneário Guarujá, na cidade de São Paulo.

Em relação aos bens que Lula armazenava como seu acervo pessoal, não houve condenação. Moro absolveu o ex-presidente nesse quesito da denúncia "imputações de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo o armazenamento do acervo presidencial por falta de prova suficiente da materialidade".

​A denúncia

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), a construtora OAS destinou à família do ex-presidente Lula um triplex no Condomínio Solaris, em frente à praia, em Guarujá. Antes de a empreiteira assumir a obra, o edifício era comercializado pela antiga cooperativa de crédito do Sindicato dos Bancários de São Paulo, conhecida como Bancoop, que faliu. A ex-primeira-dama Marisa Letícia tinha uma cota do empreendimento.

Sobre o armazenamento de bens, o MPF afirma que a OAS pagou R$ 1.313.747,24 para a empresa Granero guardar itens que Lula recebeu durante o exercício da presidência, entre 2002 e 2010.

O pedido foi feito pelo presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, e pelo próprio ex-presidente da República. Esse trecho da denúncia, no entanto, foi rejeitado por Moro.

SIGA-NOS NO Google News