Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Limão: Mitos e verdades sobre a fruta

Agência do Rádio - 05 de julho de 2012 - 09:36

O limão traz inúmeros benefícios à saúde, porque é uma fruta rica em vitamina C, cálcio e ferro. Segundo médicos, ele protege o organismo de várias doenças virais, como a gripe e age como um antibiótico natural para combater bactérias. Além disso, o limão também é um ótimo aliado para combater a gastrite, problema que geralmente é associado à acidez. É o que explica o nutricionista do Hospital Federal da Lagoa, Felipe Rizetto:


\" Apesar de ser uma fruta azeda, ela nivela o PH do estômago deixando ele mais básico, tirando a acidez. A gente acha que o limão deixa o estomago mais acido, na verdade é o contrario. Então quando a gente fala que combate a gastrite é porque ela é legal para isso.\"

O segurança Nelson Junior conseguiu curar uma gastrite crônica usando apenas o limão:


\" Antes de tomar o café, em jejum, eu pegava um limão, cortava , espremia em um copo e tomava coado só o caldo do limão. Ai eu fui tomando, tomando, tomando um dia após o outro e depois fui vendo que não estava sentindo mais dor. Fui melhorando.\"

Mas apesar de o limão ser ótimo para o estômago e contribuir muito para a digestão, o nutricionista Felipe Rizetto explica que a fruta não ajuda a emagrecer:


\" O ácido cítrico é considerado um adstringente da gordura. Mais isso acontece no estômago. Ate a gordura que a gente como ser absorvida ainda falta muito coisa, vai para o estômago, depois vai para o intestino, e por ai vai. Então você pode dizer que o limão está envolvido com a digestão dos alimentos, mas não com o emagrecimento. \"

O limão não tem contra indicação e pode ser encontrado no Brasil durante o ano inteiro, em todas as regiões do país.

Reportagem, Débora Rocha


SIGA-NOS NO Google News