Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

28/07/2005 08:24

Líder indígena pode virar herói da Pátria

Agência Câmara

O nome do líder indígena missioneiro José Tiaraju - ou Sepé Tiaraju - poderá entrar no Livro dos Heróis da Pátria, que se encontra no Panteão da Liberdade e da Democracia, na praça dos Três Poderes, em Brasília, se o Congresso aprovar o Projeto de Lei 5516/05, do deputado Marco Maia (PT-RS). Sepé Tiaraju morreu em combate quando lutava pela liberdade do povo guarani.
Foi na época das missões jesuíticas no Rio Grande do Sul, no século 18. Em 1979, mais de dois séculos depois, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) tombou as Ruínas de São Miguel Arcanjo como Patrimônio da Humanidade.

Vida
Sepé Tiaraju era prefeito da Redução de São Miguel, eleito pelos concidadãos índios guaranis, quando da assinatura do Tratado de Madri, em 1750. Por esse tratado, os reis de Portugal e Espanha trocavam os Sete Povos das Missões pela Colônia do Sacramento, obrigando 50 mil índios cristãos a abandonarem a terra de seus ancestrais, onde criavam dois milhões de cabeças de gado.
Revoltado com o acordo, Sepé Tiaraju liderou a resistência dos índios guaranis, pronunciando a famosa frase, exaltada no Rio Grande do Sul em prosa e verso: "Esta terra tem dono!". Ele tombou em combate em 7 de fevereiro de 1756, enfrentando tropas portuguesas e espanholas em Batovi, hoje cidade de São Gabriel.
Três dias depois, cerca de 1,5 mil índios foram mortos na batalha do Caiboaté. Em poucos meses, nada mais existia do sonho missioneiro cristão. Porém, o povo do Rio Grande do Sul, por conta própria, canonizou o herói guarani como São Sepé. O nome é dado ao rio à margem do qual passou sua última noite e à atual cidade de São Sepé.

Tramitação
O projeto pode ser aprovado em caráter conclusivo, sem passar pelo Plenário. Ele será avaliado pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Noéli Nobre

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)