Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Licença-maternidade em Manaus é de seis meses

Amanda Mota/ABr - 01 de agosto de 2007 - 18:46

Manaus - A licença-maternidade em Manaus (AM) é de seis meses, garantida por lei municipal. De acordo com o prefeito Serafim Corrêa, a medida foi uma resposta aos pedidos de entidades como a Sociedade Brasileira de Pediatria. “Fomos pioneiros nesse campo. O benefício já está valendo para as funcionárias da prefeitura desde maio, quando sancionamos esta lei", disse o prefeito.

Este ano, o principal destaque da campanha de aleitamento materno é para a amamentação na primeira hora de vida do bebê. Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) revelam que, em todo mundo, 40% dos casos de mortalidade infantil ocorrem em bebês com até 28 dias de vida. O percentual pode ser reduzido, segundo os neonatologistas, com a ajuda do colostro, o primeiro leite produzido pela mãe. Especialistas explicam que o colostro contém mais anticorpos e por isso oferece maior defesa que o leite maduro. Isso vai garantir às crianças mais saúde reduzir os riscos de morte.

A coordenadora municipal da Saúde da Criança e do Adolescente, Elena Marta dos Santos, revelou que o principal obstáculo encontrado para a amamentação é a falta de sensibilização dos profissionais de saúde para o tema.

"Ainda precisamos de mais qualificação e sensibilização em meio aos diversos profissionais que mantém contato com as mães, principalmente no período pós-parto. Esses profissionais precisam entender a importância e os benefícios do aleitamento materno", defendeu.


SIGA-NOS NO Google News