Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leitor escreve sobre o Caminho de Santiago de Compostela

07 de junho de 2008 - 14:04

O leitor Termy Ferreira de Lima, manda o seguinte e-mail:
Ouço o Girotto dizer nessa caminhada a Santiago de Compostela, e antes de mais nada, desejar ao peregrino
cassilandense toda sorte em sua caminhada, que Deus il umine pra que atinja esse objetivo empreendido, mas me veio a curiosidade: O que é Santiago de Compostela? O que significa fazer a caminhada? Porque fazer a caminhada
de Compostela? Reparem não, mas realmente não sei, e olha que sou muito estudioso, sou universitário, contador, mas ando intrigado com essa notícia. Será que estou trabalhando demais? Antes que o Girotto fique bravo vou consultar no goggle o que é Santiago de Compostela, pra amenizar. Abraços e tenham um ótimo final de
semana.

NR: em Notícias Anteriores basta colocar a palavra Compostela que surgirão todas as notícias sobre o assunto.

Um pouco mais sobre o assunto :

O Caminho de Santiago de Compostela é uma ancestral rota de peregrinação que se estende por toda a Península Ibérica até a cidade de Santiago de Compostela, no extremo oeste do Reino da Espanha, aonde se acredita estar o túmulo do apóstolo homônimo.

Desde o século IX, homens e mulheres partem de suas cidades tendo como destino aquele lugar sagrado, movimento este que teve seu auge nos séculos XII e XIII com a passagem de centenas de milhares de viajantes.

Hoje em dia, pessoas de todas as idades imitam os passos medievais e percorrem este antigo traçado; uns por espírito religioso-cristão, outros por misticismo, busca interior ou apenas como uma grande aventura.

Um pouco de história:

Segundo uma tradição muito antiga, após a dispersão dos apóstolos pelo mundo, São Tiago, foi pregar as "boas novas" em regiões longínquas, passando algum tempo na Galiza, extremo oeste da Espanha. Ao retornar à Palestina, foi preso e decapitado, e seu corpo jogado para fora das muralhas de Jerusalém.

Dois de seus discípulos, Teodoro e Atanásio, recolheram seus restos e os levaram de volta ao ocidente de navio, aportando na antiga cidade de Iria Flávia, na costa oeste espanhola, sepultando-o secretamente em um bosque de nome Libredón.

O lugar foi esquecido até que oito séculos depois, um ermitão chamado Pelágio começou a observar um estranho fenômeno que ocorria neste mesmo lugar: uma verdadeira chuva de estrelas caía todas as noites sobre um ponto no bosque, emanando uma luminosidade intensa.

Avisado das luzes místicas, o bispo de Iria Flávia, Teodomiro, ordenou que fossem feitas escavações no local encontrando, assim, uma arca de mármore com os ossos do santo.

A notícia se espalhou e pessoas começaram a deslocar-se a fim de conhecer o sepulcro originando o Caminho de Santiago de Compostela. (Por: www.santiago.com)

Adenir Pereira da Silva, o peregrino cassilandense resolveu optar pelo caminho mais longo, 818 quilometros, e o mais tradicional. Saiu do Sul da França e está cruzando, a pé, a Espanha inteira de leste a oeste.

SIGA-NOS NO Google News