Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

18/02/2011 10:31

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso

CABO ALMI derrapou ao vincular a formação do chamado blocão (PT e nanicos) ao projeto de Delcídio para 2014. E mais: no meio deste longo caminho existem as eleições municipais, que influirão na sucessão de André.

DELCÍDIO não aprova esse tipo de estratégia de confronto com o governador. Não é seu estilo. Mesmo nas situações difíceis, adota o equilíbrio, evita colisões que possam fechar portas. Quer sim abrir portas e janelas para se viabilizar.

PERGUNTO: Não é mais proveitoso a política do senador em buscar recursos federais para ajudar regiões e cidades do Estado, como aliás tem feito? Na política tem hora para tudo. Como na F-1, não se pode “queimar a largada”.

OS DEPUTADOS, de um modo geral, não querem guerrear com André. São práticos e querem resultados que atendam aos interesses de suas bases eleitorais. Além disso, se preocupam com as eleições de 2012 em seus municípios.

DEPUTADO sabe: o poder da caneta do Executivo é soberano. Indague ao deputado Felipe Orro, por exemplo, se está interessado em ideologia partidária. Ele dirá que quer apenas resolver os problemas de seus municípios. Só isso.

NO PALANQUE o candidato prometeu buscar as soluções que beneficiem esse e aquele município. O eleitor, por sua vez, não faz patrulha partidária do deputado. Quer resultado, venha de onde vier. Os meios não interessam. É assim.

O MESMO raciocínio tem o prefeito na busca de recursos. Ele não deixará de bater às portas da Governadoria porque é oposição. Seus compromissos com o eleitor vão muito além de suas convicções partidárias (se é que ainda existem).

HIPÓCRISIA Deputados fizeram jogo de cena por 15 reais do salário mínimo, mas eles próprios se aposentam no “bem-bão”. Hilário: sindicalistas vaiando o Vicentinho e aplaudindo Caiado. Os 77 peemedebistas foram fieis ao Planalto.

OS SINDICALISTAS fizeram esse auê para continuar mamando nas estatais/ fundos (Previ-Funcep-Petros) que movimentam milhões. São mais de 11 mil postos nas mãos deles. Sindicalista não volta para o batente da fábrica, “nem a pau Juvenal”!

QUANTO aos peemedebistas, cumpriram sua parte do trato Temer-Dilma, e esperam ser aquinhoados nas nomeações do 2º escalão. O PMDB engoliu seco na partilha dos ministérios, mas não estava em condições de brigar. Não é?

DILMA tem a caneta para controlar o apetite do PMDB. Mas com o crescimento dos “nanicos”, chegará o dia em que o PMDB deixará de ser o fiel da balança. O partido era mais forte no Congresso e no Governo Lula, do que agora com Dilma.


REVOADA? Marcos Trad e Paulo Siuffi – “coincidentemente” admitindo que podem deixar o PMDB. O deputado sente-se desprestigiado pelo partido e o segundo teme falta de espaço no PMDB para ser indicado candidato à prefeito.

A ANÁLISE do episódio é livre e assim há quem entenda como o início da separação do grupo do prefeito Nelsinho, do time de André. Se você analisar o mapa sucessório da capital e a própria sucessão em 2014, a tese faz sentido.

NELSINHO quer se fortalecer politicamente e não joga todas suas fichas no PMDB. Tem Mandetta no DEM e vários vereadores de “partidos nanicos” da capital. Seu desafio é sobreviver ao sereno entre 2012 e 2014.

SIUFFI iria para um partido menor (PSB?) aproveitando a futura “Lei da Janela” e seria candidato à prefeito, tendo talvez o vice do PT ou PDT. Mandetta disputaria com apoio do prefeito, num arco de alianças, contra o PMDB.

CONCLUSÃO: Com essa dispersão de forças, teríamos uma disputa interessante na capital, inclusive com a participação dos tucanos através de Marisa ou Azambuja. Aliás, uma pesquisa neste sentido já mostraria a reação do eleitorado.

PETISTAS Lançam quem à prefeito da capital? Na falta de outros, sobram Zeca e Vander. Mas pode ser mais conveniente lançar um deles à vice numa coligação com um candidato com maiores chances. Essa hipótese é viável.

DAGOBERTO Sua cedência – Detran/AL - é vista como um gesto de “boa vontade” de André, pensando é claro nas próximas eleições. Neste intricado tabuleiro eleitoral o ex-deputado tem espaço e seu devido peso. Entendeu?

INDEFENSÁVEL Paulo Duarte criticava a “Águas Guariroba” e foi aparteado por Márcio Fernandes que tentou elogiar a empresa. Mas foi como defender Mubarak: os abusos contra o consumidor são gritantes: um roubo! Caso de Polícia.

EM AGOSTO prescreve os crimes dos corruptos do Mensalão. Até lá o STF faz o jogo do Planalto e não julga o caso. Mas, Pallocci, João Paulo Cunha (aquele dos 50 mil), Delúbio e Zé Dirceu já saíram do armário no governo Dilma.

PORTANTO o PT manda muito mais no Governo Dilma do que na Era Lula. Manteve os cargos de confiança e avançou nos ministérios e estatais. O reflexo virá nas eleições municipais, onde o PT deve crescer ainda mais.

DITADURA Adotando o “vale tudo”, o PT partidariza o Governo, como Hitler na Alemanha e Ahmadinejad no Irã. Aproveita-se da oposição ridícula e ingenuidade dos aliados para se consolidar, como o PRI no México. Certo?


O Cassilandianews não se responsabiliza por artigos ou opiniões com autoria

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)