Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

17/02/2012 10:40

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso

‘INDECISO’ Sai ano, entra ano e o PSB continua ‘ assexuado’. Sem plano e projeto ainda não se refez da última esfola eleitoral. Sem garra e medroso, nem sabe aproveitar os escândalos no Planalto para satisfazer seu eleitorado.

O QUADRO Se Alckmin é opaco e provincial, FHC vaidoso, Serra é um presunçoso ‘lorde inglês’. Os três não se entendem e não entregam o comando para Aécio, o sucessor e líder natural para reconstruir o projeto eleitoral de 2014.

PERGUNTO: Que motivação esse quadro na cúpula nacional está passando aos tucanos pelo país afora? O deputado Rinaldo, por exemplo, confessa sua preocupação com eventuais reflexos negativos nas urnas nestas eleições municipais.

IMAGINE as conseqüências dessa situação para o vereador/líder tucano da cidade do interior! Ora! A postura ousada/competente da liderança nacional é fonte de inspiração/motivação para aquele militante. Sem isso perde a tesão.

A COMPARAÇÃO com a decadência meteórica do ex-PFL é inevitável; que sem ações e discurso quase sumiu do mapa eleitoral. Aqui, apenas o ingresso de Mandeta (único fato novo) injetou alguma esperança de sobrevivência.

REFLEXOS Pior que perder eleições é perder o espírito combativo, a garra. ( Ai que saudades do Brizola). E como arregimentar novos filiados e atrair lideranças neste estado de inércia? Quem não se solidifica acaba se esfarelando. Não é?

MEMÓRIA Wilson, Ramez e André saíram do ninho tucano; Bacha foi derrotado; Marisa idem, optando pelo TCE, a exemplo de Valdir Neves. Lúdio não fortaleceu o partido. Hoje, Azambuja é a sua luz mais forte, mas de capacidade limitada.

OS PARTIDOS Além da ideologia e militância, precisam de líderes verdadeiramente referências. São eles que encorajam e motivam o eleitor através de postura coerente, passando à opinião pública uma imagem positiva e transparente.

A HISTÓRIA político-partidária brasileira mostra alguns exemplos de lideranças de extrema identificação pessoal com o partido. Foi assim com Getúlio e o PTB; Prestes e o PCB; Brizola e o PDT; Lula e o PT e ainda Eneas e o Prona.

ARREMATE Partidos sem ideologia, criados por mero oportunismo ou pragmatismo como o PSD - por exemplo – não resistem as derrotas e crises. Lembram aqueles vasos e potes de barro impróprio, que não dá liga, marejam ‘fazendo água’.

FICHA LIMPA As dúvidas continuam porque no Brasil as leis são votadas no calor da emoção e sob pressão popular. O princípio da presunção de inocência simplesmente acabou? Esse ponto está sendo questionado no universo jurídico.


E MAIS... O acusado perde o direito e a chance de se defender até a última instância apenas para efeito de se candidatar? Quem garante que os julgamentos nos tribunais colegiados são precisos, intocáveis e irreversíveis?

‘ESTRANHO’ Os juristas também questionam a decisão de se penalizar o acusado por atos e fatos havidos antes da votação da lei. Aliás, ficou evidenciada a divisão da postura entre os ministros do STF durante o julgamento.

EFEITOS A lei deve atingir principalmente ex-prefeitos e ex-vereadores – condenados por tribunal colegiado e que articulavam candidaturas . A condenação dos Tribunais de Contas Estaduais, por exemplo, impedirão candidaturas em 2012.

OS TRIBUNAIS de Contas saíram altamente fortalecidos com a aprovação da lei. As suas decisões são colegiadas e produzem efeitos implacáveis aos condenados. Daqui para frente os políticos vão olhar os TCEs com outros olhos.

CAUTELA Apensar da ansiedade e satisfação da opinião pública, é preciso sim esperar a publicação do texto do STF para uma análise mais apurada do conturbado julgamento. Pelo visto isso ocorrerá somente após o carnaval.

EXPECTATIVA O julgamento do ‘Mensalão’ no STF provocando questionamentos após o Ficha Limpa.Várias hipóteses são admitidas, inclusive manobras de bastidores. A questão política vai pesar muito. E como vai! Quem viver verá!

‘O JOGO’ A disputa na capital vai aquecendo entre os 3 pretendentes apoiados por André/Nelsinho. Cada qual tenta viabilizar seu nome. Siufi - por exemplo - insiste na lisura do processo antes combinado e que não aceita ‘carta marcada’.

CONTEXTO A questão da preferência pessoal de André/Nelsinho não pode ser ignorada. São eles os padrinhos naturais da candidatura; faz parte da lógica política. Lá atrás Marum e Edyl perceberam o quadro e sutilmente desistiram.

FIRME e forte. Assim Ivan Louzada definiu a sua situação no PTB. Lembrou também que Roberto Jefferson está alicerçado em todos os Estados, o que lhe garante o comando do partido. Ainda: Ivan faz parte da Executiva Nacional.

PENSANDO BEM... a quebra do sigilo bancário de acusados e suspeitos em falcatruas na administração pública nem sempre revela a face da verdade. Esse pessoal é esperto: jamais usa a própria conta bancária com essa grana fácil.

OS ESQUEMAS de propinas por aí são comandados – na maioria das vezes – por gente profissional. Em que pese a teoria da ‘aparência’, as acusações carecem de provas documentais. E aí a festa da malandragem continua com a corda toda.

“Hitler também era (popular)” – Antony Garotinho

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)