Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

07 de maio de 2010 - 20:52

PODEROSO Wilson reuniu gente de várias tendências políticas no lançamento de seu livro de memórias. Prova inequívoca de prestígio do ex-governador, mesmo após ter se afastado oficialmente da militância política. Firme e forte!

SABE TUDO! O governador André e o desembargador Joenildo presentes ao evento do dr. Wilson. Perguntei ao segundo se já tinha militado na política; e antes dele responder, o “italiano” acertou na mosca: era petebista!

CHINFRIM Assim é vista a disputa presidencial polarizada entre PSDB-PT. E pensar que no pleito de 1989 tivemos 22 postulantes, entre eles, Aureliano, Afif, Ulysses, Brizola, Maluf e Freire. Mais idéias, mais opções.

PESQUISA eleitoral foi desvirtuada de sua finalidade. Em outros países ela tem o caráter de diagnóstico, detectando os anseios do eleitor. Aqui virou prognóstico, uma arma de palanque para tentar influenciar os indecisos.

É CEDO! O brasileiro, ao contrário do argentino, só discute política na época. Somei a votação dos candidatos presidenciais do Vox Populi e deu só 31%. Conclusão: quase 70% não incluíram as eleições dentre suas prioridades.

SUGESTÃO Já que a Câmara se diz impotente para coibir a zorra nas conveniências dos postos de combustíveis na capital, que tal se o Ministério Público Estadual avocasse a condição de defensor da sociedade e entrasse no caso?

O MINISTÉRIO Público Estadual - presume-se - não se preocupa com questões eleitorais, ao contrário dos vereadores. Cá entre nós: coitados dos moradores (prédios e casas) pertos aos postos que lembram Sodoma-Gomorra.

SUCESSÃO. A campanha eleitoral – como sempre – começa primeiro na Assembléia. Governistas e oposicionistas se alternam na tribuna, com os temas desembocando, é claro, nas eleições de outubro. Os próximos capítulos prometem!

“O PERSEGUIDO” Paulo Duarte é um crítico implacável de André e por isso vem levando o troco na relação com o Executivo. Seus projetos aprovados têm sido vetados pelo Governador. Pelo visto, a novela vai continuar.

RAUL FREIXES Arrendou sua FM Pantanal em Aquidauana e dedica-se de corpo e alma à campanha eleitoral e ao seu programa de TV Será uma briga boa com Felipe Orro, o concorrente local. E morrerão abraçados?

ESSA VERDADE... Os leitores estão sempre cumprimentado o colunista pelo estilo e teor. Alegam concordar com nossas verdades. Mas eu logo ironizo: será que gostarão quando as verdades contrariarem seus interesses? De leve...






ESACHEU Cipriano Nascimento – presidente do diretório estadual do PMDB – confirmando ao cronista que é candidato à Câmara Federal. Promotor de Justiça aposentado, vem realizando bom trabalho no PMDB.

IMAGINO que Nelsinho, como hábil negociador (é ‘brimo’) possa até declarar seu apoio oficial à Dilma, garantindo assim verbas federais. Mas daí, vestir a camisa, brigar e suar há uma enorme distância. Política tem disso!

E DANÇOU... “Eleições! Ganha-se ou perde! Mas o que não se perde é a dignidade do homem...” dizia Aureliano Chaves em sua fala em 1989. Obteve 600 mil votos - 10º lugar dentre os 22. Ingênuo, começou a morrer ali!

ANOTEM para conferir em outubro. Pastor Reginaldo (IURD), Eduardo Rocha (Três Lagoas) aparecendo bem nas pesquisas que os partidos encomendam para consumo interno. Podem estar à caminho da AL.

DÚVIDAS Nada definido quanto a formação de blocos partidárias ou o tal “chapão” abrigando os partidos que apoiarão André. Cada dirigente tentando se defender, pois uma escolha infeliz poderá pesar negativamente no futuro.

PEPINO. A notícia que o TRF-3 aceitou denúncia contra o coronel Ivan na Operação Xeque-Mate, traz outro desdobramento. Ele pode ser processado na AL por quebra de decoro parlamentar. Mas é ano eleitoral; vamos esperar!

ZÉ ELIAS? Sim! Ele encabeçaria a lista dos douradenses para ser o vice de Zeca. Humberto Teixeira seria outro com chances para a empreitada. Enquanto isso Zeca continua andando, vendendo seu peixe por aí.

NA FRENTE Nas 3 pesquisas divulgadas André vai levando vantagem sobre Zeca. Na última delas, realizada pelo IPEMS, a diferença – em prol de André – é de 10% no interior e 34% na capital, dos votos válidos.

DECISÃO Segundo pesquisas, a maioria do eleitorado de André prefere que ele fique com Serra. Se levar em conta a postura de Zeca e deputados do PT contra o governador, fica difícil imaginar que estejam no mesmo palanque.

O ELEITOR é curioso: sacana ou coerente. Na última hipótese cobra atitudes de seu candidato que reflitam sua preferência. André sabe disso, conhece o perfil de seu eleitor e sabe que não pode mudar o discurso e a sua biografia.

TUMA JR. Imaginem se essa denúncia tivesse ocorrido no Governo FHC! Lula e o PT teriam exigido sua cabeça, sob a tese de que “onde tem fumaça, tem fogo”. Mas os tempos são outros. O PT caminha até com o Maluf! De leve...

SIGA-NOS NO Google News