Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia a coluna Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso - 19 de dezembro de 2008 - 09:05

CHUPANDO O DEDO Quem muito quer...Se não tivessem retirado a parte do projeto que diminuía os índices do duodécimo, talvez os suplentes poderiam tomar posse como vereadores. A mesa da Câmara desnudou o Senado.

CONSEQÜÊNCIAS: Concessão de menos títulos de cidadania e afins; menos gastos com assessores, correios, telefonessubsídios e viagens. As pessoas de bem continuarão trabalhando e as cidades administradas normalmente.

VERGONHOSA a postura do Senadores, independentemente dos partidos. Até o pessoal da “oposição” fugiu da raia. Pelo jeito o fisiologismo tem razões que a própria razão partidária desconhece. “Brava gente brasileira!”

TERUEL-SUPLICY A diferença fica só na barba. Idênticos na estatura física e na prolixidade de conduta. Teruel quase se embananou na simples declaração de voto para a presidência da Assembléia. E queria ser prefeito!

PORNOGRAFIA Chama a Polícia! A Câmara de Aquidauna pretendia criar cargos de assessor parlamentar vitalício exclusivamente para os vereadores que não reelegeram. Seria um prêmio ilegal-imoral aos políticos incompetentes.

REPERCUTIU a dura decisão do TC-MS que condenou a ex-reitora Leocádia – da UEMS ao pagamento de R$143.800,00 e a multa de 100 UFEMS por irregularidades na sua gestão em 2.002. A imagem dela saiu arranhada.

RECRUTAS pilhados roubando em Santa Catarina. Ora! São apenas vítimas dos maus exemplos que ocorrem no Planalto. Diante de tanta impunidade pensaram que estavam imunes. E qual dos ladrões do Mensalão está preso?

SENSIBILIDADE Pegou bem a iniciativa do deputado Jerson em convidar Londres para presidir as eleições da mesa. Londres é assim: consegue apaziguar divergências com seu estilo conciliador sem abrir mão da autoridade.

O DISCURSO do deputado Jerson foi irrepreensível. Demonstrou na pratica que o Legislativo faz sua parte cortando gastos para que o Executivo tenha mais recursos. Que tal se o Poder Judiciário adotasse a mesma receita!

O DITADO “ é mais fácil um político entrar no céu que legislar contra seus próprios interesses” é atualíssimo. Fim da reeleição, coincidência das eleições e prorrogação do mandato dos senadores para 10 anos vêm vindo aí.

EX- DEPUTADO Ben Hur ( professor universitário e radialista) acompanha atento o panorama político. Acha que Marcos Trad e Paulo Duarte despontam e que Zeca está perdendo espaço para Delcídio, homem forte de Lula.




À PROPÓSITO: Difícil a volta de Ben Hur . Verde demais queimou etapas, foi usado e saiu chamuscado. Sair do PT não resolveu porque ele carrega o estigma petista que prejudica seu trânsito no circuito político. É o preço!

LEMBRO: Alguns deputados agem mais nos bastidores, outros adoram ocupar a tribuna e ainda existem aqueles especialistas em projetos, que nem sempre prosperam. E tem quem goste de apartear quem está na tribuna.

FALANDO em tribuna vale lembrar que Valdir Neves era assíduo freqüentador dela e o “rei dos apartes”. Isso aqui na província, porque lá em Brasília ele não tem cacife para sustentar um debate em alto nível. E desapareceu!

O ESTILO verbal e a formação cultural do deputado Valdir foram ironizados pelos deputados do PT. Em outros tempos teríamos uma resposta pesada, mas o que se viu foi um estranho silêncio, de quem vestiu a carapuça.

LUIZ FERNANDO - ex-SBT local – é outro apresentador que mudou! Gente boa e experiente com espaço no ambiente motivado da TV.Record-MS - que passa por reformulação total e conquistando cada vez mais audiência.

NELSINHO Suceder o “André Schumacher”” é difícil, pois ficou refém das comparações inevitáveis. Agora o prefeito já incorporou o estilo próprio anunciando inclusive medidas amargas para enfrentar a crise.

NOVOS VEREADORES Será que estão preparados para o cargo? Sabem quais são as reais atribuições da vereança? Terão facilidades no contato com as leis? Na campanha deu para você conhecer o perfil de cada um deles?

QUESTÕES como essas preocupam. Em todas as cidades proliferam as piadas e referências irônicas ao poder legislativo e vereadores. Aliás, muitos deles já chegarão desacreditados apesar da votação e do direito conquistado.

O EXECUTIVO engoliu o Legislativo em todas as instâncias, mas em nível municipal é mais visível. As Câmaras perderam a autonomia, foram para a “parceria” com o Executivo e muitas viraram simples anexo daquele poder.

LULA manda o povo gastar. Que mau exemplo! Não sabe os princípios básicos de um chefe de família responsável? Com boa aposentadoria, excelente salário e mordomias é fácil dar conselho desse tipo. O Brasil merece “tanto”?

PONTO FINAL: Como dizia FHC: “sem nhenhenhém”! Nada volta! Época de agradecimentos e reflexão para os ajuizados. Quem não tem problemas? Aos que nos acompanharam neste ano, um feliz Natal e bom 2.009

SIGA-NOS NO Google News