Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia a coluna Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso - 19 de agosto de 2005 - 10:46

NA NOITE do dia 25, junto com os drs. Ildeu S. Campos, Jackson A Araújo, Maria Isabel Rocha, Alcides Silva e o empresário Augusto Fázio, estaremos sendo homenageados na A Legislativa. A iniciativa é do dep. Luiz Tenório.

MUDANÇAS. Quem diria, hein! Após o Desfile de 7 de Setembro na capital, o pessoal do curso de Direito da UCDB vai entrar na pista com o tema “Se o Lula é Inocente, Beira-Mar para Presidente”. Não vale reprimi-los.

O PERIGO. Derrubar só Lula é inconveniente. Alencar assumiria! Bom capitão de indústria, baixaria o juro, geraria empregos e seria reeleito fácil. Um novo Itamar! É melhor continuar minando Lula devagar.

CENSURA. As mentiras são tantas nos depoimentos das CPIs que é aconselhável tirar as crianças da sala. Ninguém sabe, não viu ou esqueceu. Os depoentes bem que mereciam a indicação ao Nobel do Cinismo. É dose...

NA ASSEMBLÉIA. Marcelo Miranda disse-me que sua candidatura à deputado, ainda está em compasso de espera. Enquanto isso, Carlito, do Sindicato dos Bancários, admite disputar uma cadeira pelo PSB.

DESPRESTÍGIO. A fabrica de papel não deve vir para Três Lagoas, por falta de isenção fiscal. Imaginem se fosse um Estado do Nordeste! Mas Zeca não é do PT? E os senadores e deputados: não sabiam do caso?

INDIGNAÇÃO. Se ela faltou ao Lula, sobrou ao Delcídio em seu desabafo. Estive lá e percebi isso em seus olhos e na sua expressão. O senador sabe que seus adversários maiores estão dentro de seu partido. Até quando?

O SENADOR tem mais futuro que o próprio PT no Estado. Sua aceitação na pesquisa expontânea é de 15 pontos. Não existe hoje outro nome mais forte e saudável para polarizar com André. Ou tem?

NAS HIPÓTESES citadas na última coluna, faltou a que admite a saída do Senador do PT e candidatando-se por outro partido. O deputado Zé Teixeira até admite: a cúpula nacional do PFL aceitaria a vinda dele.

O CAMINHO. Fala-se nos bastidores no interesse do PDT por Delcídio para concorrer ao governo, formando inclusive um leque de alianças com outros partidos. Em política, tudo é possível – até o impossível!

PT & ANDRÉ. O noticiário envolvendo possível acordo entre André e uma facção do PT ajudou a apimentar o cenário. Apesar dos desmentidos, pairou no ar a dúvida. Não se pode esquecer as boas relações Sarney e Lula.


INVEJA. É uma praga daninha também na política. Delcídio já percebeu e se cuida. Ela parte de gente, antiga na política, que não se conforma com a ascensão rápida do senador, com cacife e espaço garantido lá na frente.

A TENDÊNCIA de Delcídio é de se policiar cada vez mais na CPI, para não ficar com a imagem colada ao Governo e ao desgastado PT . Parece que ele já entendeu que hoje dispõe de luz e vôo próprios.

FUTURO. Na engenharia política, às vezes é melhor trabalhar a médio e longo prazo. Só André tem a vitalidade de Delcídio, com mais da metade do mandato pela frente. Ambos vão reeditar a dupla : Pedro e Wilson. Anotem!

PANORAMA. Freqüentando a Assembléia, vejo, ouço e observo a postura dos deputados.
Dá para analisar o potencial e o poder de influência de cada um no contexto estadual. No fundo, eles próprios sabem de seus limites.

O DEPUTADO dificilmente consegue ultrapassar os limites de seu reduto em termos de influência eleitoral. Bom exemplo é Londres. Quanto à Zeca, foi beneficiado pelas circunstâncias havidas naquela eleição.

DETALHE. Pedro, Wilson, Marcelo não passaram pela Assembléia. Dentre os eleitos, Zeca foi a exceção. Isso demonstra a limitação do parlamento quando se fala em sucessão
Estadual. Na hora agá, é cada um per si.

LONDRES. Ele próprio traçou limites em seus projetos devido a vários fatores. Não é criança e muito menos imbecil. Sabe: é agora ou nunca a chance de concorrer ao senado ou a vice governadoria. É... por aí.

SCHIMIDT. Assume o medo dos mortais: não quer sair de cena. Não é mais atleta de ponta; contenta-se em fazer parte do grupo; falar e ser ouvido. Vende a experiência de manobrar e influenciar nos bastidores.

ANDRÉ. É terrível! Depois de colocar fogo no circo, foi curtir Bariloche. “Presente da filha”, justificou-me a deputada Celina Jalad. Deve estar rindo das trapalhadas dos petistas, ainda aprendizes de feiticeiro.

MARCELO MIRANDA. Para o vereador Bluma, ele foi o prefeito que melhor cuidou da arborização da capital: duas mil arvores por mês. Quanto à reposição na Afonso Pena, é preciso utilizar as espécies originais.

AVENIDA Afonso Pena: o cartão postal, não pode ser descaracterizada! O certo é plantar ingazeiros e figueiras também em seu final, perto do Shopping. Mudas é que não faltam no viveiro prefeitural. Basta querer!

QUER CONHECER ALGUÉM? DÊ O PODER A ELE. (Freud)

Coluna de responsabilidade do jornalista e advogado Manoel Afonso

SIGA-NOS NO Google News