Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia a coluna Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso - 17 de abril de 2009 - 10:39

POLÍTICA é ciência sem preconceitos e pudores. Ela é única e eclética. Aceita ensinamentos tanto de São Francisco de Assis como de Maquiavel. Depende da ocasião e necessidade. Tudo em nome do “Santo Poder”!

CAUSANDO o maior “auê”, a foto colhida em Brasília no lançamento da Festa da Lingüiça. A pose de Delcídio e Zeca juntos foi usada como moldura de suposto acordo incluindo a candidatura de Dagoberto ao Senado.

INDIGNADO: Delcídio se sentiu usado com a foto e divulgou uma nota explicando sua posição no cenário petista local, reafirmando que a questão de candidaturas só será discutida após a eleição do diretório estadual.

ZECA aproveitou para passar a imagem de que não haveria mais divergências com o Delcídio, apesar dos “arranca rabos” publicados na mídia. Reiterou o interesse do PDT e PR em formar alianças com o PT em 2.010.

O DEPUTADO Rigo entendeu como inoportuna a iniciativa de Dagoberto, dizendo que o PDT participa ativamente do Governo atual e tem uma agenda oficial a ser seguida, incluindo eleições de diretórios e convenção.

NO “GUINNESS” O presidente Paulo Siufi quase enfarta com as contas de água da Câmara nos últimos 3 meses, variam entre R$5 mil e R$11 mil. O “vazamento” das instalações hidráulicas deve ir para o Livro dos Recordes.

“SANTO RIGO” Se o TRE realizar o recadastramento dos eleitores, será possível que as eleições ocorram ainda neste ano no Paraíso das Águas. Na conversa que tive com ele nesta semana, senti o seu entusiasmo e dedicação.

ESTRATÉGIA Para cada eleição uma nova estratégia, uma nova mensagem? Não necessariamente. Mas em se tratando de sucessão presidencial o retrovisor mostra que isso vem ocorrendo nos últimos pleitos democráticos.

MEMÓRIA Tancredo falava em conciliação nacional numa época em que o país estava saindo da Ditadura para debutar na passarela da democracia. O revanchismo era preocupante; as feridas recentes não estavam cicatrizadas.

COLLOR usou da mídia de forma magistral. Assumiu a condição de ator único, dispensou intermediários e coadjuvantes na telinha e deu seu recado pessoal. Seu discurso foi da moralização do serviço público. E colou!

O SOCIÓLOGO FHC explorou o sucesso do Plano Real (de Itamar) e a necessidade de aperfeiçoá-lo, mas vendeu o “peixe da modernidade”. Na comparação com Lula foi beneficiado com o clima de otimismo que reinava.



LULA: insistiu no discurso de combate a desigualdade social, mas contou o “fator José de Alencar” para dar equilíbrio e conquistar a desconfiada classe média. Claro que seu carisma pesou na reta final contra o “cara dura” Serra.

A PERGUNTA: Quais serão as armas para os pretendentes ao Planalto em 2.009? Pelo menos Lula já definiu as suas: concentrar seus esforços diretamente nos municípios, com envolvimento de prefeitos e vereadores inclusive.

AS ÚLTIMAS medidas do Planalto mostram isso: liberou as compensações devido a queda nos repasses do FPM e incluiu as pequenas cidades no seu projeto habitacional “Minha Casa Minha Vida”. Tiro certo! Acertou na mosca!

AS CONTAS Lula sabe que se tratar bem o PMDB – como vem tratando – terá centenas de prefeitos e vereadores empenhados na eleição de sua candidata. Ele sabe que o PMDB é muito forte e estruturado no interior.

O DISCURSO de Lula nos mais diferentes eventos, já sinaliza como será a mensagem de seu candidato. Mescla a modernidade que a globalização exige no setor econômico, sem esquecer os cuidados com a desigualdade social.

SERRA: está até aqui, tendo sucesso com sua estratégia. Vai mostrando que é possível fazer no Brasil o que está colocando em prática em São Paulo. Ainda tem dificuldades de comunicação pessoal, mas passa credibilidade.

“PÉRA-LÁ!” Esqueçam tudo acima! Quem garante que a mensagem da vez não é a credibilidade? O eleitor quer segurança e certeza e por isso prefere votar em quem ele já conhece, rejeitando quem gera dúvidas e incertezas.

OCORRENDO isso Serra seria o beneficiado. Mas vem a pergunta: os governadores, prefeitos e vereadores terão insucesso como cabos eleitorais da candidata de Lula? É o grande ponto de interrogação, pelo menos até aqui.

SERRA x DILMA Qual é o mais verdadeiro? Quem passa maior credibilidade e transparência? Qual deles tem luz própria e maior capacidade pessoal de gerenciar um país? Qual das duas biografias lhe agrada mais?

“BOLSA FAMÍLIA” As 15 milhões de famílias beneficiadas são votos garantidos? Um colega de Terezina, Piauí, acha que não é bem assim. Ele diz que temos imagem errada do eleitor nordestino: de besta ele só tem o jeito!

PREVISÃO Já imaginaram o programa eleitoral em 2.010? Esses escândalos no vídeo! Os aliados de Lula fazendo a festa no poder! Sem contar os episódios onde os petistas foram personagens centrais. É só ligar o ventilador!







As matérias assinadas não são de responsabilidade do Cassilândianews

SIGA-NOS NO Google News