Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia a coluna Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso/TV Record - 14 de julho de 2006 - 08:31

O MAPA das eleições guaicurus é cruel. Segundo pesquisas e análise do poder de fogo dos postulantes, restariam só 3 vagas disponíveis para a disputa na Assembléia. Assim, não esperem grandes surpresas.

GOLPE DE MESTRE. Após amarrar a coligação PT/PTB, Antônio João desistiu da candidatura e garantiu a eleição de Picarelli e Freixes. Pior para o PT que deve eleger só 3 candidatos à Assembléia.

NA MESMA. O presidente Cabreira, dizia que o PT não seria mais barriga de aluguel na eleição proporcional, como em 2.002. Aí descartou o PL e outros, mas seus votos agora ajudarão os candidatos do PTB.

SURPRESA? Na eleição passada obteve 26.558 votos. Com essa concorrência de peso para a Câmara, o pastor Reginaldo corre por fora, mas lembro: a Universal cresce 10% ao ano e ele está mais articulado.

OPINIÕES. Enquanto Tita e Reinaldo Azambuja falam em reduzir o repasse para a Assembléia., o experiente Zé Teixeira é contra, lembrando da independência intocável dos poderes, própria da democracia.

BANHO MARIA. A tendência é que a campanha só esquente com o horário eleitoral. Economiza-se dinheiro e com menos riscos junto a Justiça Eleitoral. Cá entre nós: essa campanha promete ser água com açúcar.

PORQUE? Ora! A tradição mostra que poucas vezes o favorito perdeu para o Governo. Além do mais, a diferença de votos dos candidatos nas pesquisas diz: só um fato novo pode alterar o resultado final.

DECEPCIONADOS. A garotada beneficiada com a redução da idade para o direito ao voto, não se interessou em tirar o título. Os motivos desta apatia são óbvios Preferem ouvir música e navegar pela internet.

AGRONEGÓCIO-1. Suas lideranças- via Famasul - estiveram com André e sentiram firmeza. Combinado: apresentarão 3 nomes para integrar seu Governo em setores relacionados aos interesses da classe.

AGRONEGÓCIO-2. Tido como um dos articuladores da indicação de Toninho Russo à suplência do Senado, o dep. Paulo Correia acabou criando arestas junto às lideranças ruralistas. A conferir nas urnas.

CAMPEÃO! O Campograndenews mostra: o patrimônio atual de R$ 4 milhões de Sergio de Assis foi o que mais cresceu (561%) em 4 anos. Polivalente, concilia sua vida privada com a atividade pública.



À PROPÓSITO. Quércia era locutor de rádio em Campinhas e agora, segundo sua própria avaliação, seu patrimônio é de 111 milhões de reais. Como se vê, cuidou direito pelo menos da própria vida. E como!

CANDIDATOS do PDT à Câmara Federal: Dagoberto, Loester, Enelvo Felini, Antônio Rosa Cabral, João Lucas Martins, Antônio Juliano de Barros, João do Carmo Dornles, José Garcia e Leocádia Petry.

POSTULANTES à AL. Rigo, Onevan, Bela, Humberto, Braga, Jercé, Éder, Khól Filho,Goldoni, Paulo Roberto, W. Souza, Geraldo Alves, Nery Kuhmen, Ivan, Sidineia, Luzia Viana, F. Bitencourt e M. Miranda.

VER E CRER. Será que vamos ficar livres das propagandas em postes, pontes, paradas de ônibus e viadutos? Deus queira que o pessoal cumpra a legislação e poupe as cidades de tanta poluição visual e sujeira.

PERGUNTO: Porque os candidatos não começam a apresentar nas campanhas alguns de seus nomes do futuro governo? Se bem escolhidos, eles passariam mais credibilidade
e ajudando na vitória do candidato.

CLARO. Alguns nomes são estratégicos, de escolha pessoal do candidato a governador e a presidente. Outra parte é reservada às negociações partidárias, motivadas pelo 2º turno e composição nos parlamentos.

O UNIVERSO de lideranças e personalidades de peso é pequeno no Estado. Não há espaço para muita especulação. Em determinados segmentos da administração pública os nomes não passam de meia dúzia.

COMÍCIO. Sem as atrações artísticas virou risco de fiasco para os candidatos que devem optar por reuniões rápidas em bairros; mais produtivas e baratas. Será difícil atrair o eleitor só para ouvir trololó.

EVIDÊNCIAS. Lojas de materiais de construção apostam nas eleições. As vendas de material de pintura de muro e faixas já melhoraram. Mas o grosso da fatura ainda está por vir. Sabe como é...

INDIGNAÇÃO. Os vereadores da capital têm razão! Mas candidato sem “bala na agulha” não sai do lugar. Só sola do sapato não resolve. O erro do Geraldo Rezende foi dizer o que não devia. Ingenuidade.

GENERALIZAR a autoria das mordidas entre a vereança não fica bem. Mas a gente sabe como funcionam muitos dos apoiamentos. Ao longo destes anos de estrada ouvi boas histórias à respeito. Sem hipocrisia!


* coluna de autoria e responsabilidade de Manoel Afonso

SIGA-NOS NO Google News