Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia a coluna Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso/TV Record - 01 de abril de 2005 - 09:31

O CHORÃO. Na pesquisa estava 5 pontos atrás de Pelufo (filho). Carlos Froes não jogou a toalha. Foi para a TV., rebateu as acusações e chorou igual criancinha. Convincente, acabou prefeito de Ponta Porã com 5 pontos na frente.

VIRAR eleição na reta final é difícil; não impossível. Só um erro grosseiro do adversário ou um fato extraordinário. No caso de Froes, ele fora acusado de uma série de atos ilícitos, que a população sabia ser inverdades eleitorais.

DÚVIDAS. Teremos verticalização? Ela seria apenas na proporcional ou vigoraria também na eleição majoritária? Muita conversa e dúvidas atormentando os políticos. Mas o quadro enseja exercícios de imaginação. Vejamos.

BURACO NEGRO. A convenção do PMDB será junho de 2.006. Os partidários do apoio à Lula precisarão de ter 2/3 dos votos dos delegados para mudar a resolução, ocorrida em dezembro, em favor da candidatura própria. Até lá...

BASTIDORES. O plano do Planalto: o vice Alencar disputaria o Governo de Minas contra Aécio (uma pedreira) e o ex- deputado e atual ministro Nelson Jobim, deixaria a toga para ser o candidato a vice pelo PMDB.

ELEIÇÕES-1. A verticalização interessa ao Planalto e selado o casamento com o PMDB, as conseqüências aqui também seriam inevitáveis. André, atento e consciente, já prepararia um plano de emergência para se viabilizar.

ELEIÇÕES-2. O PDT não será mais parceiro do Planalto. Por extensão, os reflexos aqui já são visíveis. Com prefeitos e deputados estaduais em bom número, o PDT local passou a ser olhado com outros olhos pelo PMDB.

ELEIÇÕES- 3. André sabe que o PSDB acabou desgastado aqui. A sigla perdeu o peso e o charme da era FHC. Agora, ele conversa com Leite Schimidt, comandante experiente, com muitas “horas de vôo” a 10 mil pés de altura.

A SENHA. Schimidt já avisou sobre a postura do PDT em 2.006. Foi claro e está aberto à negociações, o que ele faz como poucos. Essa paquera com o PMDB e André, pode virar namoro e quem sabe, até algo mais sério.

NOVOS VENTOS devem soprar na Famasul e Acrissul em 2.006. Jovens ruralistas acham que passou da hora do fim do ciclo de mando das família Amado e Coelho, respectivamente. Tudo passa. Tudo um dia tem seu fim.

E A INDIGNAÇÃO? Foge da imprensa, distribui notas e bota culpa num sócio. O ministro Romero Jucá não convence; não se defende com veemência de um indignado. E ele vai cuidar da nossa Previdência? Estamos fritos!







FÉ & VOTOS. As igrejas são tidas como bons redutos eleitorais. Na semana passada por exemplo, André, Nelsinho, Girotto e o ver. Rinaldo, assistiram, como convidados, a um culto de uma igreja evangélica na capital.

À PROPÓSITO. A bancada evangélica cresce no Congresso, mas a postura de seus membros é igual aos demais quando o assunto é dinheiro. Não tem um santo. Prova disso é que nenhum deles rejeitou as vantagens na Câmara Federal.

BOA LEMBRANÇA. José Anselmo consegue congregar com suas iniciativas no TC. E aí,
caiu bem as homenagens aos ex-conselheiros da Casa e ao ex-gov. Marcelo Miranda, que não conseguiu esconder a satisfação.

A POLÍTICA dominou os papos no evento. Falou-se de quem poderia deixar o TC e dos pretendentes a Conselheiro. Há muita especulação e interesses para acomodar situações de algumas figuras do poder. Faz parte...

AROEIRA. Prefeito de Ponta Porã por duas vezes, Hélio Pelufo ( pai) foi um dos homenageados pelo TC, do qual foi conselheiro. Cabelos brancos, de bengala, mas de cabeça boa, matou saudades dos amigos. Feliz da vida!

VERDADE! Sobre a polêmica da morte de crianças indígenas, o deputado Luizinho Tenório, disparou: “ dois problemas: a indolência própria do índio e a incompetência visível da Funai e Funasa. Não sei qual deles é o maior.”

DESAFIO. Nelsinho se saiu bem no teste da Sta Casa. Mas ele sabe que o povo empobreceu e foi também para os Postos de Saúde. Neles faltam: equipamentos, remédios, maior espaço físico e mais médicos especializados.

TUDO AZUL. Assessor de imprensa com anos e anos de janela, Guilherme Filho não se impressiona com notícias envolvendo a administração e vereadores. Às vezes a interpretação da mídia supera a realidade, diz ele.

DO LEITOR: “...Esse PT, aumenta impostos, gasta muito e mal e só deu empregos para seus apaniguados....fala uma coisa e faz outra. Um governo de cesta básica; de deslumbrados com o poder e de desobediência civil.”

“EXPOSIÇÃO”. Uma festa da elite social onde o pobre não entra. Numa capital sem opções de lazer, seria a chance da família se divertir se o ingresso fosse barato. Falta criatividade na Acrissul. Entra ano, sai ano e nada muda!

RECUPERANDO. Bem que tentei falar com o senador Ramez, mas não consegui. A gente entende as circunstâncias, reza e torce de longe. Quanto ao “piri-pak” do dep. José Teixeira foi um aviso para maneirar; poupar o coração.

TUDO É OUSADO PARA QUEM A NADA SE ATREVE. (FERNANDO PESSOA)

SIGA-NOS NO Google News