Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Justiça manda Paraná abater bovinos com aftosa

Fernanda Mathias / Campo Grande News - 20 de fevereiro de 2006 - 14:24

Argumentando que o interesse público prepondera sobre o particular, a juíza Vânia Hack, da 4ª Região do Tribunal Regional Federal, de Porto Alegre, determinou na última sexta-feira que ainda nesta semana sejam sacrificados os 1.795 animais da Fazenda Cachoeira, em São Sebastião da Amoreira, norte do Paraná, local declarado foco de febre aftosa pelo Ministério de Agricultura.

Assim ficam anuladas, segundo reportagem do Estado de Minas, duas liminares concedidas pelo juiz Cléber Sanfelici Otero, da 3ª Vara da Justiça Federal de Londrina, que primeiro vetou o abate dos animais até que o ministério apresentasse provas conclusivas de sua contaminação e depois o autorizou, desde que o proprietário André Carioba receba antecipadamente metade do valor pelo qual o rebanho foi avaliado – R$ 1,28 milhão – e os governos estadual e federal depositem em juízo o valor integral. O advogado de Carioba promete recorrer hoje da sentença, sob alegação de que a segunda liminar da Justiça Federal ainda está em vigor.

O vice-governador e secretário de Agricultura, Orlando Pessuti, informou que, se o governo do estado receber a notificação do TRF, os preparativos para o sacrifício podem começar hoje. Em Mato Grosso do Sul a fase de abates, iniciada em outubro, foi encerrada atingindo mais de 31 mil animais. A demora em ações sanitárias foi questionada pela missão russa que esteve em Mato Grosso do Sul e no Paraná no fim de janeiro último. A missão poder liberar o embargo à carne brasileira ou apertá-lo, dependendo do que disse o relatório da visita.

SIGA-NOS NO Google News