Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

21/12/2015 12:00

Justiça garante renovação de passaporte de cidadão impedido de votar

TRF 2ª Região

O TRF2, com sede no Rio de Janeiro, decidiu confirmar sentença da Justiça Federal do Espírito Santo, que garantira a um cidadão o direito de ter seu passaporte renovado, apesar de não estar quite com as obrigações eleitorais. Ele ficou impedido de votar depois que teve seus direitos políticos suspensos por determinação do Tribunal de Justiça capixaba. A condenação foi imposta em 2014, em um processo que investigou irregularidades cometidas em uma licitação realizada pela Câmara Municipal de Marilândia, que fica a 148 quilômetros ao norte de Vitória. A comprovação de cumprimento das obrigações eleitorais é uma das exigências legais para renovação do passaporte.

Segundo informações do processo, o autor da ação na Justiça Federal era sócio de uma empresa de consultoria contratada após a licitação questionada na Justiça Estadual, para realizar concurso para servidores do legislativo municipal.

Em seu voto, o relator do processo no TRF2, desembargador federal Guilherme Diefenthaeler, confirmou que o Código Eleitoral determina que a comprovação de quitação eleitoral é condição para a expedição e renovação do passaporte, mas os casos em que houver a suspensão dos direitos políticos é uma exceção. “Nos casos como o do presente feito, em que o cidadão tem/teve seus direitos políticos suspensos, prescinde tal comprovação no período da suspensão, uma vez que, conforme destacou o Juízo a quo (o juiz de primeiro grau), inexiste qualquer obrigação a ser quitada e atestada pela Justiça Eleitoral”, explicou o relator.

Processo 0000768-09.2013.4.02.5001

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)