Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Justiça garante exportação de carne apesar da greve de fiscais agropecuários

Juliana Brum, Campo Grande News - 22 de setembro de 2015 - 07:06

Há 5 dias paralisados os produtos de importação e exportação como os grãos já são 70% afetados (Foto - Divulgação)
Há 5 dias paralisados os produtos de importação e exportação como os grãos já são 70% afetados (Foto - Divulgação)

Frigoríficos conseguiram manter a exportação de carne, apesar da greve dos fiscais agropecuários, que começou há cinco dias no Estado. As empresas obtiveram mandado de segurança na Justiça para "furar" a paralisação e não suspender a venda para o mercado externo, segundo a divisão de Defesa Agropecuária da Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul. Já a venda de grãos ao exterior teve queda de 70%.

A principal reinvindicação dos fiscais agropecuários é a mudança da nomenclatura do cargo de fiscal federal para auditores fiscal federal. Eles também pedem a reposição de 50% no quadro de funcionários.

No Estado, 99% aderiram à paralisação da categoria, segundo o presidente do Sindicato dos Fiscais Agropecuários, André Quirino. "A categoria teve uma reunião com o Governo Federal na última sexta-feira (18) em Brasília, mas sem avanço algum, afinal foi apenas uma tentativa de desmobilizar a greve, porque colocar um mediator que nem sabia do que se tratava as nossas reivindicações. Não há outra saída a não ser tocar a greve," explicou.

Três meses - As demais instituições federais em greve são: INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), IFMS (Instituto Federal Mato Grosso do Sul) e UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul). Nesta última, técnicos administrativos e professores estão em greve há mais de três meses.

Com mais de 80 dias paralisados tanto o INSS quanto o IFMS esperam uma proposta concreta baseada nas contra-propostas apresentadas pelas instituições.

"Estamos nos sentindo 'empacados' já que avançamos nas negociações e esperamos há mais de cinco dias a proposta assinada do Governo que está prorrogando sem colocar no papel o acordo pré fixado. Enquanto isto a greve continua" declarou Anita Terezinha Nunes Borba, 59 anos, integrante do comando de greve.

SIGA-NOS NO Google News