Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

24/06/2015 09:08

Justiça declara que rio pertence à União por sofrer influência das marés

TRF 4ª Região

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) confirmou, na última semana, a propriedade da Marinha sobre o Itajaí-Açu, um dos mais importantes rios de Santa Catarina. A corte reformou sentença de primeira instância que o havia declarado bem estadual, em ação movida por uma construtora.

A empresa, que possui terrenos próximos ao rio, questionava na Justiça Federal a posse da União sobre as margens do mesmo e pedia a suspensão de uma taxa federal cobrada pela ocupação no local.

O juízo de primeiro grau julgou o pedido procedente pelo fato de o rio cortar apenas um estado. A Advocacia-Geral da União recorreu ao tribunal sustentando que o define ou não a sua propriedade sobre um rio e suas margens é a ação da maré. A influência das marés é caracterizada pela oscilação periódica de 5 cm, pelo menos, do nível das águas, que ocorra em qualquer época do ano.

Conforme o desembargador federal Cândido Alfredo Silva Leal Junior, relator do processo na 4ª turma, o Decreto-Lei 9.760/46 diz que “o que determina no ordenamento jurídico pátrio se as margens dos rios são ou não terrenos de marinha não é a titularidade do rio, se pertencente ao patrimônio da União ou do Estado, mas a existência ou não de influência das marés naquele rio”.

5001380-45.2011.404.7208/TRF

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)