Cassilândia, Sexta-feira, 23 de Junho de 2017

Últimas Notícias

15/04/2004 10:15

Jovem sergipano brilha na área de Matemática

Maurício Cardoso/ABr

Filho de família humilde, Carlos Mateus Silva Santos, um sergipano de 19 anos, é o mais jovem doutor de toda a história do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia considerado o organismo de estudos e pesquisas da matéria melhor conceituado do hemisfério sul.

Com bolsas de estudos do CNPq e da FAPERJ, Carlos Mateus começou a estudar no IMPA aos 14 anos, três anos depois concluiu o Mestrado e no último dia 8 recebeu o título de Doutor. Neste breve período, ele já publicou estudos em diversas revistas científicas internacionais, como a "Comentarii Mathematici Helvetici", e a Nonline Arity.

Carlos Mateus continua no IMPA, agora com bolsa de pós-doutorado, e a instituição já está pleiteando uma bolsa na França para o seu jovem aluno. "É um aluno excepcional. E como é muito jovem, ele não tem medo e se joga nos grandes problemas da matemática", disse o diretor adjunto do IMPA, Marcelo Viana.

A tese que o jovem doutor defendeu é sobre uma área tecnicamente muito sofisticada - a teoria ergódica, um estudo probabilístico do sistema dinâmico.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 23 de Junho de 2017
Quinta, 22 de Junho de 2017
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)