Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Jovem sergipano brilha na área de Matemática

Maurício Cardoso/ABr - 15 de abril de 2004 - 10:15

Filho de família humilde, Carlos Mateus Silva Santos, um sergipano de 19 anos, é o mais jovem doutor de toda a história do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia considerado o organismo de estudos e pesquisas da matéria melhor conceituado do hemisfério sul.

Com bolsas de estudos do CNPq e da FAPERJ, Carlos Mateus começou a estudar no IMPA aos 14 anos, três anos depois concluiu o Mestrado e no último dia 8 recebeu o título de Doutor. Neste breve período, ele já publicou estudos em diversas revistas científicas internacionais, como a "Comentarii Mathematici Helvetici", e a Nonline Arity.

Carlos Mateus continua no IMPA, agora com bolsa de pós-doutorado, e a instituição já está pleiteando uma bolsa na França para o seu jovem aluno. "É um aluno excepcional. E como é muito jovem, ele não tem medo e se joga nos grandes problemas da matemática", disse o diretor adjunto do IMPA, Marcelo Viana.

A tese que o jovem doutor defendeu é sobre uma área tecnicamente muito sofisticada - a teoria ergódica, um estudo probabilístico do sistema dinâmico.

SIGA-NOS NO Google News