Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

15/04/2004 10:15

Jovem sergipano brilha na área de Matemática

Maurício Cardoso/ABr

Filho de família humilde, Carlos Mateus Silva Santos, um sergipano de 19 anos, é o mais jovem doutor de toda a história do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia considerado o organismo de estudos e pesquisas da matéria melhor conceituado do hemisfério sul.

Com bolsas de estudos do CNPq e da FAPERJ, Carlos Mateus começou a estudar no IMPA aos 14 anos, três anos depois concluiu o Mestrado e no último dia 8 recebeu o título de Doutor. Neste breve período, ele já publicou estudos em diversas revistas científicas internacionais, como a "Comentarii Mathematici Helvetici", e a Nonline Arity.

Carlos Mateus continua no IMPA, agora com bolsa de pós-doutorado, e a instituição já está pleiteando uma bolsa na França para o seu jovem aluno. "É um aluno excepcional. E como é muito jovem, ele não tem medo e se joga nos grandes problemas da matemática", disse o diretor adjunto do IMPA, Marcelo Viana.

A tese que o jovem doutor defendeu é sobre uma área tecnicamente muito sofisticada - a teoria ergódica, um estudo probabilístico do sistema dinâmico.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)