Cassilândia, Sexta-feira, 25 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

19/11/2003 14:14

José Alencar diz que juros no Brasil são um despropósito

Ma. Helena Antun/ABr

O vice-presidente José Alencar reafirmou, há pouco, que as taxas de juros no Brasil são um "despropósito", se comparadas ao mercado internacional e que baixá-las é uma decisão política. "Isso é uma decisão eminentemente política, razão pela qual precisamos convencer politicamente as pessoas que estão obviamente cuidando desta área, porque do contrário vamos pagar tanto juro, que a nossa dívida vai crescendo", avaliou, acrescentando que as taxas atuais fazem com que o superávit, mesmo alto, somente cubra 50% dos juros da dívida pública.

Para Alencar, a compatibilidade com o mercado internacional seria uma taxa real (Selic menos inflação) de 3%, ao ano, para "começar". Mesmo assim, observou, esse percentual seria, no mínimo, três vezes superior às taxas praticadas por 20 países. "Então, porque pagar taxa despropositada? Essa é a minha briga", observou. Alencar lembrou que, com taxas de juros incompatíveis com a atividade produtiva é difícil conseguir o crescimento nos patamares que o Brasil precisa.

Alencar disse que não discute as decisões do Comitê de Política Monetária (Copom). "Isso (a queda dos juros) não é uma decisão do Copom", afirmou, reiterando que "é uma decisão eminentemente política". Questionado se está difícil convencer a equipe econômica a reduzir as taxas de juros, o vice-presidente citou o ditado popular que diz que "água mole em pedra dura tanto bate até que fura". "Nós esperamos que essa água bata e não fure, limpe", concluiu.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 24 de Setembro de 2020
14:18
Luto
Quarta, 23 de Setembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)