Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Interromper antibióticos pode favorecer bactéricas

Agência do Rádio - 11 de outubro de 2011 - 08:04

O quadro é comum: depois de dois ou três tomando remédios para tratar uma doença ou infecção, a pessoa começa a se sentir melhor e interrompe o tratamento. Mas atenção ao alerta do Ministério da Saúde: toda vez que uma pessoa não termina seu tratamento com antibióticos ou antiinflamatórios, acaba dando uma enorme chance para as bactérias retornarem com mais resistência ao corpo, podendo até agravar a situação inicial. Uma dose incompleta de antibióticos mata as bactérias mais fortes, mas acaba mantendo as mais \\\'duronas\\\'. O coordenador Geral de Gestão, do Ministério da Saúde, Marco Aurélio Pereira, explica as consequências do ato.


\\\"Então vamos imaginar uma pessoa que está ali com uma infecção na garganta, ela começa a diminuir ou percebe já a melhora no quadro e ela não faz o tratamento completo. No caso a primeira coisa que ela está fazendo é interromper o processo que pode ou que deveria levar o fim dessa infecção. Ao se encerrar no meio do tratamento ela vai permitir que fique algumas bactérias que possam a vim continuar o processo infeccioso que ela tinha no início.\\\"

Marco Aurélio Pereira explica que a longo prazo essa interrupção contribui com o processo chamado de resistência bacteriana. Ou seja, as bactérias vão se tornando resistentes aqueles medicamentos. Marco Aurélio adverte que o paciente não deve tomar a medicação além da data estabelecida pelo médico.

Reportagem, Alexandre Penido


SIGA-NOS NO Google News