Cassilândia, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

11/07/2010 16:51

Instituto Butantan produz soro para veneno de abelha

Elaine Patricia Cruz, Agência Brasil

São Paulo - Um soro que vai neutralizar os problemas provocados por picadas de abelhas. O anúncio foi feito esta semana pelo Instituto Butantan, órgão ligado à Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, e pode virar realidade em breve no país.

“O produto é importante para acidentes com enxames. O envenamento por abelhas não é necessariamente mortal e pode ser resolvido com o soro. Por isso estamos trabalhando para produzi-lo”, disse o diretor do Serviço de Imunologia do instituto, José Roberto Marcelino.

De acordo com a secretaria, quando um adulto é picado por mais de 200 abelhas o corpo recebe uma quantidade de veneno suficiente para provocar lesões nos rins, fígado e coração. Isso pode debilitar esses órgãos e até levar à morte, o que poderá ser revertido com esse soro.

Um primeiro lote do soro contra veneno de abelhas já foi produzido em larga escala pelo Butantan, em conjunto com a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), mas ainda precisa passar por alguns testes clínicos e ter aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser distribuído em hospitais da rede pública.

“O soro é produzido a partir de anticorpos criados em cavalos. Ainda precisamos testá-lo nos animais por mais um período para então o produto ser validado pela Anvisa. Somente após a anuência da agência o produto será testado em humanos voluntários e será distribuído para a população”, explicou Marcelino.

Segundo a secretaria, 576 ocorrências de picadas de abelhas foram registradas somente este ano em todo o estado paulista. No ano passado, aconteceram 1.557 ocorrências desse tipo, com duas mortes.

Edição: Andréa Quintiere

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)