Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

INSS promete "desentocar" todos processos até dezembro

Flávia Albuquerque, Agência Brasil - 06 de agosto de 2007 - 17:18

A partir de hoje (6) o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) colocou em prática o Plano de Ações Prioritárias, que tem como objetivo acabar com o estoque de processos de benefícios, reduzir o tempo de espera entre o agendamento eletrônico nas agências e o atendimento e acabar com as filas que ainda existem nas portas das agências antes do horário de atendimento. As ações serão efetivadas pelos grupos de trabalho formados por servidores do instituto.

Ao anunciar o plano de ação, o ministro da Previdência Social, Luiz Marinho, lembrou que ele já vem sendo realizado desde abril, quando existiam 470 mil processos que precisavam de análise em todo o país. “Até agora os servidores do INSS já conseguiram resolver 116.583 processos, 24,8% do total. Em julho o estoque era de 353.417 processos represados ”.

O ministro garantiu que todos os processos represados serão solucionados até o final de 2007. “Estou garantindo que todos os segurados que tenham o processo inicial represado, que estão aguardando três, quatro, cinco seis meses ou mais, até o final do ano terão uma resposta para seu processo”.

O INSS espera que a partir de 2008 a concessão de aposentadorias seja feita em no máximo 45 dias, prazo determinado por lei. “Só poderá ultrapassar esses 45 dias se houver necessidade de uma pesquisa mais elaborada, se houver falta de comprovante por parte do próprio segurado, senão não há porque ultrapassar 45 dias”. Hoje, a média nacional é de 68 dias.

Entre as ações estão a capacitação dos funcionários para aumentar o índice de produtividade e de resolução dos processos, para evitar novos represamentos no futuro. “Nosso foco é no atendimento, atender bem as pessoas, o segurado. Para isso é preciso qualificar bem os nossos servidores com investimento em processo de qualificação, em sistema e em readequar as agências de forma que garanta um bom ambiente de trabalho para que possa fazer um bom atendimento aos segurados”, disse o ministro.

SIGA-NOS NO Google News