Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

INSS bloqueia 419 benefícios com problemas de informação

Marina Miranda - Campo Grande News - 19 de abril de 2007 - 13:42

O Censo Previdenciário iniciado em 2005 está chegando ao fim. Até o momento, 131 mil aposentados e pensionistas foram recadastrados e apenas 419 benefícios apresentaram problemas e tiveram de ser bloqueados.
Conforme o chefe do serviço previdenciário do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) de Campo Grande, Nivaldo Zuardi, o número ficou aquém da expectativa. “Nós pensamos que ocorreriam mais casos”.

Zuardi explica que esses benefícios foram bloqueados por informações equivocadas relativas ao endereço. “Nesses casos o procurador foi até a agência e informou um endereço no qual o beneficiado não foi encontrado. O benefício fica bloqueado até a atualização”, explica. Não há prazo para solicitar a retomada do pagamento. “Só não vai ocorrer correção monetária porque o erro foi do beneficiário”, informa.

Faltam pouco mais de 9 mil segurados para terminar o censo. Este mês 520 beneficiados estão sendo convocados via edital. Eles já foram avisados por três vezes e agora têm de recorrer a uma instituição bancária. Mês que vem, 8.936, com benefício final 0, devem ser convocados. Zuardi revela que muitos já se anteciparam e fizeram o recadastramento.

Para o censo, é necessário levar o CPF, documento de identidade com foto, comprovante de residência, título de eleitor e número de identificação de trabalho. O não comparecimento e a ausência de justificativa por escrito dentro de 30 dias acarretará no bloqueio do pagamento.

O censo é feito a cada 10 anos, contudo, por problemas de pessoal, ele só começou a ser executado em todo País em 2005, 19 anos depois do último levantamento - 1986. Para dúvidas e informações, o INSS mantém um número gratuito: 135.

SIGA-NOS NO Google News