Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Inmet alerta para a baixa umidade no Centro-Oeste

Mapa Imprensa - 11 de setembro de 2004 - 06:24

O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, alertou hoje (10/09) sobre os mais baixos índices de umidade do ar do ano. A marca está relacionada ao longo período sem chuvas e à presença de uma grande massa de ar seco sobre a região Centro-Oeste.

Na última semana, o centro do país registrou valores cítricos de baixa umidade do ar em vários locais - 11% em Campo Grande no último dia 5, 10% em Brasília no dia 4, 14% em Goiânia no dia 4 e 16% em Cuiabá. Umidades abaixo de 30% são consideradas alarmantes pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Apesar da baixa umidade, a Defesa Civil desconsidera a possibilidade de decretar estado de emergência, pois os índices mais baixos são registrados no período da tarde, onde a sensação de clima seco é maior. À noite, a temperatura tem caído e a umidade relativa aumentado.

A elevação da temperatura e a escassez de chuvas são os principais responsáveis pela baixa umidade do ar. Em Brasília, por exemplo, a última chuva ocorreu em 15 de maio. Dados do Inmet informam que a partir de domingo (12/09) a umidade do ar aumentará, exceto no norte de Goiás, Tocantins e norte de Minas Gerais, onde a umidade deverá ficar em torno de 20%.

Os índices dessa situação de seca no Centro-Oeste deverão persistir por alguns dias, com valores de 12% a 15% depois da próxima quarta (15/09) e quinta-feiras (16/09).

SIGA-NOS NO Google News