Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

12/12/2005 17:00

Inep inicia avaliação do ensino superior

Vitor Abdala/ABr

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) começou hoje (12) a avaliar as 2,3 mil instituições de ensino superior do Brasil. O trabalho é feito por comissões, que avaliam pontos como as políticas de educação, extensão e pesquisa da universidade, além de sua sustentabilidade financeira.

A avaliação externa, feita pelo Inep, integra o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), juntamente com a avaliação dos cursos de graduação, a auto-avaliação, feita pela própria universidade, e o Exame Nacional de Avaliação do Desempenho dos Estudantes (Enade).

Segundo a coordenadora-geral de Avaliação Institucional do Ensino Superior do Inep, Iara Xavier, as comissões passarão quatro dias em cada instituição para fazer a avaliação. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em um ano. Com base na análise do Inep, cada instituição receberá conceitos de "um" a "cinco".

"'Um' e 'dois' são conceitos que sinalizam fragilidade. O 'três' é o mínimo desejável. ‘Quatro' e 'cinco' indicam conceitos de qualidade positiva. A instituição que tiver 'um' e ‘dois' terá que assinar um termo de compromisso com o ministro da Educação [Fernando Haddad], definindo prazos, metas e ações para trazer aquela instituição, de 'um' e 'dois', para 'três', 'quatro' e 'cinco'", disse Iara.

Até o final de 2006, o Inep também deve concluir a avaliação dos 28 mil cursos superiores que existem no país e aplicar o Enade às carreiras de graduação que ainda não foram avaliadas. Depois de concluir o Sinaes, o governo federal informará a sociedade sobre os resultados obtidos pelas universidades.

"Depois de tudo isso avaliado, o Inep vai divulgar os perfis institucionais (de cada universidade), dizendo: 'a universidade A é boa nisso e tem que melhorar nisso. Ela tem pesquisa nessa área e não tem nessa'. O que a sociedade vai ter? Um perfil, uma avaliação qualitativa, descritiva que vai dizer muito mais o que é bom e o que não é bom em cada instituição. Não haverá nota, porque o Sistema Nacional de Avaliação não permite o ranqueamento", afirmou Iara.

Iniciado em 2004, o Sinaes se propõe a avaliar a educação superior brasileira a cada período de três anos. Até agora, já foram analisadas as auto-avaliações de 1,8 mil instituições e avaliados cinco mil cursos de graduação, além de estudantes de cerca de 30 carreiras.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)