Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Inep inicia avaliação do ensino superior

Vitor Abdala/ABr - 12 de dezembro de 2005 - 17:00

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) começou hoje (12) a avaliar as 2,3 mil instituições de ensino superior do Brasil. O trabalho é feito por comissões, que avaliam pontos como as políticas de educação, extensão e pesquisa da universidade, além de sua sustentabilidade financeira.

A avaliação externa, feita pelo Inep, integra o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), juntamente com a avaliação dos cursos de graduação, a auto-avaliação, feita pela própria universidade, e o Exame Nacional de Avaliação do Desempenho dos Estudantes (Enade).

Segundo a coordenadora-geral de Avaliação Institucional do Ensino Superior do Inep, Iara Xavier, as comissões passarão quatro dias em cada instituição para fazer a avaliação. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em um ano. Com base na análise do Inep, cada instituição receberá conceitos de "um" a "cinco".

"'Um' e 'dois' são conceitos que sinalizam fragilidade. O 'três' é o mínimo desejável. ‘Quatro' e 'cinco' indicam conceitos de qualidade positiva. A instituição que tiver 'um' e ‘dois' terá que assinar um termo de compromisso com o ministro da Educação [Fernando Haddad], definindo prazos, metas e ações para trazer aquela instituição, de 'um' e 'dois', para 'três', 'quatro' e 'cinco'", disse Iara.

Até o final de 2006, o Inep também deve concluir a avaliação dos 28 mil cursos superiores que existem no país e aplicar o Enade às carreiras de graduação que ainda não foram avaliadas. Depois de concluir o Sinaes, o governo federal informará a sociedade sobre os resultados obtidos pelas universidades.

"Depois de tudo isso avaliado, o Inep vai divulgar os perfis institucionais (de cada universidade), dizendo: 'a universidade A é boa nisso e tem que melhorar nisso. Ela tem pesquisa nessa área e não tem nessa'. O que a sociedade vai ter? Um perfil, uma avaliação qualitativa, descritiva que vai dizer muito mais o que é bom e o que não é bom em cada instituição. Não haverá nota, porque o Sistema Nacional de Avaliação não permite o ranqueamento", afirmou Iara.

Iniciado em 2004, o Sinaes se propõe a avaliar a educação superior brasileira a cada período de três anos. Até agora, já foram analisadas as auto-avaliações de 1,8 mil instituições e avaliados cinco mil cursos de graduação, além de estudantes de cerca de 30 carreiras.

SIGA-NOS NO Google News