Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Índios dizem que detiveram missionários para averiguação

Luciana Vasconcelos/ABr - 10 de janeiro de 2004 - 11:00

Durante 60 horas três missionários ficaram reféns de índios e brancos contrários a homologação da reserva indígena Raposa Serra do Sol. Os manifestantes afirmaram que detiveram os três para averiguação, pois eram estrangeiros, entretanto, os reféns desmentem e dizem que os fatos são outros.

O Padre Ronildo Pinto França, brasileiro e o Irmão João Carlos Martinez, da Espanha já atuam na região há alguns anos. O padre César Avellaneda, da Colômbia, trabalha em Manaus e veio passear em Roraima. Na madrugada de terça-feira, eles foram acordados com vidros sendo quebrados e pedras entrando pelas janelas. O padre Ronildo tentou se esconder, mas foi encontrado pelos índios. “Eles gritavam: os brancos têm de sair da nossa área”, conta.

Segundo ele, havia entre 60 a 70 índios e um grupo de pessoas com a cabeça coberta. O Irmão João Carlos, coordenador da missão disse que eles mudaram várias vezes de local e falaram algumas vezes com a polícia. Conta que, apesar de não ter sofrido agressão física, em algumas horas sentiu muito medo. “Quando fomos liberados esperávamos pela Polícia Federal e ela não estava lá, ficamos apreensivos,`` disse. Segundo ele, os reféns foram levados de volta a cidade por Jonas Marcolino e o secretário do índio do estado, Orlando Justino. Antes passaram pelo Instituto Médico Legal onde fizeram exames de corpo delito.

SIGA-NOS NO Google News