Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

16/04/2006 11:26

Índios abrem mãos de costumes para ter direitos

Ana Paula Marra/ABr

Para ter acesso aos seus direitos, cada vez mais os povos indígenas vêm abrindo mão de costumes e hábitos tradicionais. A avaliação é do integrante da Comissão Organizadora da 1ª Conferência Nacional dos Povos Indígenas, Pedro Tarianô.

Ele acha que deveria ser o contrário. "O homem branco (deveria) conhecer a nossa realidade e aprender a se adaptar a ela, com as nossas diferenças, e nos respeitar", disse, em entrevista à Radiobrás.

Tarianô acredita que as múltiplas diferenças existentes entre os povos indígenas não dificultam chegar a um consenso sobre determinadas questões, já que essas diferenças são apenas étnicas.

"O nosso pensamento e as lutas são únicos, uniformes. Às vezes temos dificuldades é de entendimento, por conta das diferenças étnicas, mas que ao longo dos debates são superadas".

Outro organizador da Conferência Nacional dos Indígenas, Ubiratan Wapichana, também afirmou que as diferenças étnicas não são motivos para desentendimentos entre os povos indígenas.

Sobre a conferência, que segue até o próxima quarta-feira (19), Wapichana acredita que produzirá "bons" resultados.

"Não é fácil organizar uma conferência como essa, mas acima de tudo prevalece entre nós indígenas a vontade de lutar por nossos direitos. Daqui sairão propostas consensuais, demandas que serão apresentadas ao Estado brasileiro".

Na 1ª Conferência Nacional dos Povos Indígenas, que começou no último dia 12, estão sendo discutidas questões pertinentes à política indigenista brasileira.

A realização do evento atende a decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para definição de uma política indigenista formulada pelo poder público em sintonia com as demandas desse segmento da população.

O objetivo é garantir o respeito pleno ao direito dos índios, tais como autonomia, política, educação, saúde, gestão territorial e a criação do Conselho Nacional de Políticas Indígenas. A conferência ocorre em Brasília.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)