Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Inchaço nas pernas no verão pode ser retenção de líquido

Portal Educação Física - 13 de janeiro de 2016 - 11:00

Um dos sintomas mais comuns sentidos na estação mais quente do ano é o inchaço nas pernas que, de acordo com o cirurgião vascular e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Roberto Augusto Caffaro, está relacionado à retenção de líquido e à falta de exercícios físicos.

De acordo com Caffaro, é comum que as pessoas ingiram mais líquido no verão do que no inverno, porque ficam com mais sede. Contudo, a quantidade consumida acaba se acumulando no corpo.

— Além do excesso de água, a alta temperatura dilata os vasos e as artérias, provocando o inchaço.

Apesar de muito comum, é possível reduzir o desconforto por meio da prática de exercícios físicos.

— O movimento dos membros auxilia no bombeamento dos líquidos retidos e acomoda as pernas de forma elevada.

Segundo o doutor, as pessoas precisam prestar atenção na quantidade de água que ingerem para que não exagerem, nem fiquem desidratados. Além disso, reduzir o consumo do sal e evitar alimentos industrializados e com grande quantidade de sódio também são medidas que ajudam a desinchar.

Apesar de incomodar, o inchaço causado por altas temperaturas não resulta em sérios problemas de saúde. No entanto, é sempre bom consultar um médico para ter certeza de que os sintomas estão sendo causados pelo calor e não por outros problemas.

SIGA-NOS NO Google News