Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

05/07/2016 11:00

Importância do treinamento resistido (Musculação) no envelhecimento

Educação Física

 

Os fatores que exigem mais atenção quando pensamos em passar atividades físicas para idosos são a intensidade e o volume de treino, que não podem ser os mesmos de um indivíduo mais jovem. Os aparelhos podem ser os mesmos, já os exercícios dependem de adaptação e reflexão sobre o grau de dificuldade e a carga, que deve ser. Nada de muito peso ao indivíduo idoso.

Para musculação é importante utilizar aparelhos máquina ou os articulados, como supino, remada, desenvolvimento da deltoide, extensão do tríceps, rosca direta, trabalho de extensão e flexão de joelhos e abdominais. Nesses exercícios é interessante trabalhar com o método alternado por segmento e trabalhar com séries com poucas repetições e carga moderada.

A musculação pode ser realizada por qualquer idoso, desde que tenha bons profissionais para atender e atingir os objetivos com sucesso. O único motivo que faz com que a musculação seja contra-indicada, é através de uma prescrição médica, diagnosticando o indivíduo idoso a não realizar exercícios na sala de musculação. Além do fator qualidade de vida que a musculação traz para todos os praticantes, na terceira idade ela favorece no tratamento e prevenção das doenças do sistema esquelético, como por exemplo, a osteoporose. É importantíssimo trabalhar o fortalecimento das articulações, ligamentos e tendões, já que nessa fase da vida é necessário uma atenção redobrada em todos esses quesitos, já que as entorses acontecem com uma frequência maior. As atividades físicas para pessoas da terceira idade também são muito importantes para o controle e prevenção do colesterol, diabetes e alterações da pressão arterial, e na ativação do sistema metabólico.

Nós, profissionais da Educação Física, devemos fazer uma anamnese com o aluno, para saber sobre seus objetivos e expectativas referente a musculação, buscar informações dos exames médicos que tem que ser feitos periodicamente por eles, se há restrições por parte do médico e, por fim, pegar as circunferências, peso e avaliar os desvios posturais, para quando o aluno marcar um retorno na avaliação mostrar e comparar os resultados do antes e depois dos treinos.

Então entra a segunda parte, através da periodização que o professor elabora para o idoso aumentar, gradativamente, o seu esforço. A ideia é mexer somente na intensidade dos exercícios e não em volume, e exigir todos os músculos por iguais para que haja essa equivalência na hora do ganho de massa muscular, mesmo ela sendo mais lenta nessa fase da vida. Podemos sugerir para um idoso ir treinar na musculação até três vezes na semana em dias alternados, para justamente não haver uma sobrecarga dos treinos nas articulações e importante também para haver um tempo de recuperação ou descanso muscular adequado, para que no próximo treino o estímulo continue em crescente.

Portanto, devemos alertar que o Treinamento Resistido como a musculação, além de proporcionar enrijecimento da musculatura, ajuda a melhorar a qualidade de vida, promovendo saúde e bem-estar, prevenção e tratamento de doenças ou qualquer tipo de complicação na saúde. Economicamente, os exercícios também ajudam, pois gasta-se muito com remédios e matriculando-se em uma academia, esses custos caem mais da metade, além de proporcionar socialização, melhorando a disposição e afastando o estresse para bem longe.

(Fonte: Thiago Adorno é profissional de educação física e personal trainer).

 

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)