Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

08/09/2006 20:53

Ibope dá vitória a Lula, mas cai diferença para Alckmin

Humberto Marques/Campo Grande News

Pesquisa divulgada na noite de hoje pela Rede Globo e produzida pelo Ibope voltou a apontar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conseguiria a reeleição já no primeiro turno das eleições presidenciais. Porém, no comparativo com os levantamentos anteriores, manteve-se o aumento, embora tímido e dentro da margem de erro (de dois pontos percentuais para mais ou para menos), dos eleitores que votariam no tucano Geraldo Alckmin. O Ibope entrevistou 3.010 eleitores em 197 municípios do País, entre terça-feira (5 de setembro) e ontem (7). A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 15.882/06.

Conforme o instituto, Lula tem hoje 48% das intenções de voto – mesmo índice da pesquisa anterior, realizada em 1º de setembro. No dia 27 de agosto, o atual presidente tinha 49% da preferência dos eleitores entrevistados, e 47% em 18 de agosto. Desta forma, seus índices vêm permanecendo estáveis desde meados do mês passado.

Já Alckmin atingiu na pesquisa divulgada hoje 27% das intenções de voto, índice 6% superior ao do levantamento de 18 de agosto. Em 1º de setembro, o peessedebista tinha 25% da preferência dos entrevistados; e 22% em 27 de agosto. Heloísa Helena (PSOL), terceira colocada, manteve os mesmos 9% identificados nas duas pesquisas anteriores. Em 18 de agosto, ela havia atingido 12% das intenções de voto.

Ana Maria Rangel (PRP) e Cristovam Buarque (PDT) atingiram 15 das intenções de voto. Já Rui Pimenta (PCO), José Maria Eymael (PSDC) e Luciano Bivar (PSL) não chegaram a 1% do universo pesquisado cada um. Os votos brancos e nulos totalizaram 6% do total, e 8% dos entrevistados declararam-se indecisos.

A redução na diferença entre os dois primeiros colocados na pesquisa eleitoral também é sentida em um hipotético segundo turno, que também seria vencido por Lula. O petista somou 51% da preferência dos entrevistados, mesmo percentual do levantamento anterior. Em 27 de agosto, ele tinha 54% das intenções de voto, e 53% em 18 de agosto. Geraldo Alckmin, por sua vez, obteve 37% das intenções de voto na pesquisa divulgada nesta sexta-feira, contra 36% na pesquisa anterior. Nos outros dois levantamentos, ele atingira 32% das intenções de voto.

O Ibope também consultou os entrevistados sobre a avaliação do atual governo. Para 46% dos entrevistados, a administração de Lula pode ser considerada “ótima” ou “boa”. Na pesquisa anterior, esse quesito foi indicado por 43% dos entrevistados. Outros 35% dos entrevistados avaliaram o governo como “regular” (contra 38% em 1º de setembro); e 19% consideraram a gestão “ruim” ou “péssima” (18% na anterior). Um por cento dos entrevistados não souberam responder.

A pesquisa identificou que 59% dos entrevistados aprovam o governo, contra 58% na pesquisa passada. A reprovação na atual pesquisa foi de 34%, mesmo índice identificado em 1º de setembro. Segundo o Ibope, 6% dos entrevistados não souberam responder.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)