Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Iagro classifica 300 propriedades como de risco

Famasulnews - 10 de julho de 2006 - 15:39

Portaria complementar publicada pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) classifica mais 300 propriedades da região de fronteira com Paraguai e Bolívia como sendo de risco.


Essas propriedades terão regras mais apertadas para movimentação de gado. Com isso, o trânsito dos animais existentes nestas propriedades com destino a outros estados ou municípios de Mato Grosso do Sul só será permitido mediante autorização de médico veterinário do serviço oficial.


No caso do transporte rodoviário o veículo terá de ser lacrado ainda dentro da propriedade e somente deslacrado quando chegar ao destino. Além disso, o DOE (Diário Oficial do Estado) desta segunda-feira traz portaria da Iagro determinando o retorno ao município de origem de fichas sanitárias de produtores, para facilitar o controle.


Foram acrescentadas propriedades de Mundo Novo, Japorã, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Ponta Porã, Antônio João, Bela Vista, Caracol e Porto Murtinho. Ao todo a restrição ocorre em 12 municípios e somando as 640 propriedades já inclusas desde 4 de maio, são 940 consideradas como de risco.


O controle maior vem depois da ocorrência de focos de febre aftosa em Eldorado, Mundo Novo e Japorã, municípios localizados na região de fronteira com o Paraguai. Os focos foram confirmados em outubro do ano passado e no caso de Japorã, novas suspeitas de animais acometidos geraram mais sacrifícios em abril.


Autor: Imprensa - Campo Grande News

SIGA-NOS NO Google News