Cassilândia, Domingo, 26 de Fevereiro de 2017

Últimas Notícias

17/10/2009 16:08

Horário de verão tem início à 0h deste domingo

Mariana Jungmann , Agência Brasil

Brasília - À meia noite deste domingo entra em vigor o horário de verão. Os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem adiantar os relógios em uma hora. A medida vale até à 0h do dia 21 de fevereiro de 2010.

A partir deste ano um decreto presidencial determina o período exato em que o horário diferenciado vai vigorar, ficando estipulado que ele começará sempre no terceiro domingo de outubro e terminará sempre no terceiro domingo de fevereiro.

“Isso evita problemas com o pessoal de defesa, com a Infraero e com outros órgãos ligados à informática que antes não podiam se preparar com antecedência”, explica o diretor do departamento de monitoramento do sistema elétrico, Robésio Maciel. Segundo ele, o período pré-determinado só será alterado quando o fim do horário de verão coincidir com o carnaval. Nesse caso, haverá prorrogação por mais uma semana.

A estimativa do Ministério de Minas e Energia é que a redução no consumo será de 0,5%, o que representa cerca de 450 gigawatt/hora ao todo. Mas, de acordo com Maciel, o mais importante não é a redução do consumo e, sim, a diluição da demanda que o novo horário provoca. “Existe um pico de demanda no dia, que junta o banho das pessoas que estão chegando em casa do trabalho, a utilização de aparelhos eletrodomésticos e o início da iluminação pública ao mesmo tempo. Com o horário de verão, nós conseguimos evitar essa coincidência, diminuindo o pico de demanda”, explica Maciel.

Ainda segundo ele, isso é importante porque esse pico de demanda determina qual a capacidade instalada de geração de energia que o país precisa ter, mesmo que não haja de fato o consumo previsto. Assim, a redução da demanda por energia elétrica nos horários de pico é de 4,5% ou mais de 2 mil megawatts somadas as três regiões. Só no Sudeste e Centro-Oeste a redução de energia equivale a uma cidade de 5 milhões de habitantes.




Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 26 de Fevereiro de 2017
Sábado, 25 de Fevereiro de 2017
10:00
Receita do dia
07:30
Loterias
Sexta, 24 de Fevereiro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)