Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

17/10/2009 16:08

Horário de verão tem início à 0h deste domingo

Mariana Jungmann , Agência Brasil

Brasília - À meia noite deste domingo entra em vigor o horário de verão. Os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem adiantar os relógios em uma hora. A medida vale até à 0h do dia 21 de fevereiro de 2010.

A partir deste ano um decreto presidencial determina o período exato em que o horário diferenciado vai vigorar, ficando estipulado que ele começará sempre no terceiro domingo de outubro e terminará sempre no terceiro domingo de fevereiro.

“Isso evita problemas com o pessoal de defesa, com a Infraero e com outros órgãos ligados à informática que antes não podiam se preparar com antecedência”, explica o diretor do departamento de monitoramento do sistema elétrico, Robésio Maciel. Segundo ele, o período pré-determinado só será alterado quando o fim do horário de verão coincidir com o carnaval. Nesse caso, haverá prorrogação por mais uma semana.

A estimativa do Ministério de Minas e Energia é que a redução no consumo será de 0,5%, o que representa cerca de 450 gigawatt/hora ao todo. Mas, de acordo com Maciel, o mais importante não é a redução do consumo e, sim, a diluição da demanda que o novo horário provoca. “Existe um pico de demanda no dia, que junta o banho das pessoas que estão chegando em casa do trabalho, a utilização de aparelhos eletrodomésticos e o início da iluminação pública ao mesmo tempo. Com o horário de verão, nós conseguimos evitar essa coincidência, diminuindo o pico de demanda”, explica Maciel.

Ainda segundo ele, isso é importante porque esse pico de demanda determina qual a capacidade instalada de geração de energia que o país precisa ter, mesmo que não haja de fato o consumo previsto. Assim, a redução da demanda por energia elétrica nos horários de pico é de 4,5% ou mais de 2 mil megawatts somadas as três regiões. Só no Sudeste e Centro-Oeste a redução de energia equivale a uma cidade de 5 milhões de habitantes.




Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)