Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Guia eletrônica animal será implantada em gado de MS

João Humberto, Campo Grande News - 11 de julho de 2009 - 17:07

Entre os dez Estados que receberão a GTA (Guia de Trânsito Animal) eletrônica no gado brasileiro, Mato Grosso do Sul deverá contar com a efetivação. O procedimento será feito em 60 dias e visa reduzir custos do setor.
O presidente do Fórum da Pecuária de Corte da CNA (Confederação Brasileira de Agricultura e Pecuária do Brasil) e presidente da Câmara Setorial de Carne Bovina, Antenor Nogueira, explicou à Folha On Line que a previsão é a de que os Estados de Rondônia, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal sejam os primeiros a adotar o novo sistema.

De acordo com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, o ministério investirá R$ 1 milhão na implantação do novo sistema, contudo, o geomonitoramento desenvolvido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) acarretará um custo anual de R$ 2,5 milhões. Inicialmente, segundo ele, o governo arcará com as despesas.

Nos anos seguintes, porém, deverá ocorrer um rateio entre o ministério, produtores, frigoríficos e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). No entanto, Nogueira não sabe qual parte do rateio deverá ser paga pelo produtor, mas acredita que a necessidade de investimento por parte do setor privado pode ser compensada por uma redução dos custos com o uso do documento eletrônico.

SIGA-NOS NO Google News