Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Grupo de emergência coordena ações contra aftosa em MS

Fernanda Mathias / Campo Grande News - 13 de outubro de 2005 - 13:53

Um grupo de emergência criado pelo ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, vai coordenar as ações do ministério em relação ao foco de febre aftosa encontrado na fazenda Vezozzo, localizada no município de Eldorado, no Mato Grosso do Sul. Conforme reportagem da Folha on line, vão integrar o grupo representantes das secretarias de relações internacionais, de defesa agropecuária, de política agrícola, da área de orçamento do ministério e do gabinete do ministro.
As funções são acompanhar investigações sobre a origem do foco da doença e propor medidas para reverter o quadro de crise que já levou 33 países (incluindo Rússia e União Euroéia) a suspenderem as importações de carne do Estado e em alguns casos do País.
Rodrigues esteve ontem na fazenda Vezozzo e recebeu hoje o governador do Mato Grosso do Sul, o Zeca do PT. Zeca pediu que Rodrigues interceda pela liberação do embargo dos Estados à carne e ao boi de Mato Grosso do Sul. Rodrigues quer criar um fundo emergencial para agilizar o ressarcimento dos prejuízos causados com eventos como o foco de aftosa no Mato Grosso do Sul. O pleito é de R$ 22,5 milhões para, se houver necessidade, serem abatidos 15 mil animais. Isso porque há outra suspeita de foco em propriedade de Japorã, onde estão 4 mil animais. Os exames estão sendo feitos em laboratório de Belém (PA) e ficam prontos no sábado ou na próxima segunda-feira, conforme a Iagro.

SIGA-NOS NO Google News