Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Grávida pode fazer radiografias?

BabyCenter - 25 de dezembro de 2015 - 09:00

A preocupação depende do tipo de raio x a que você vai se submeter e a quanto de radiação vai se expor. Quanto mais radiação, maior o risco para o bebê.

A maioria das radiografias com finalidade diagnóstica (no dentista, por exemplo) não expõe o feto a níveis elevados de radiação para que haja consequências negativas. Embora tenha sido apontado que a exposição fetal a mais de 10 rads (unidade de medida para radiação absorvida) aumente os riscos de dificuldades de aprendizado e anomalias de visão, não há com o que se alarmar. É raro que radiografais diagnósticas excedam os 5 rads.

A quantidade de radiação que um bebê recebe quando a mãe faz um raio x no dentista, por exemplo, é de apenas 0,01 milirad. Um rad equivale a 1.000 milirads, então alguém teria que fazer 100 mil radiografias dentárias para que o bebê fosse exposto a 1 rad. Estima-se que uma radiografia do tórax exponha o feto a 60 milirads, uma do abdome a 290 e uma tomografia a 800 milirads. Para se ter uma ideia, durante os nove meses de gestação, um bebê é geralmente exposto a cerca de 100 milirads de radiação natural do Sol e da Terra.

Em se falando de gravidez, no entanto, a conduta dos médicos costuma ser de adotar sempre o grau máximo de cautela. Por isso, embora os riscos ligados a radiografias diagnósticas sejam baixos, os especialistas recomendam que as gestantes adiem mesmo assim exames não-urgentes para depois do parto. Se o seu médico considerar que um raio x é necessário para algum problema específico, procure se tranquilizar, lembrando que a quantidade de radiação que o bebê receberá é provavelmente bem dentro do limite seguro.

No dia do exame, não deixe de mencionar que está grávida, assim poderá ser melhor protegida com uma espécie de colete de chumbo.

Se você trabalha em um ambiente próximo a fontes de radiação, converse com seu chefe sobre formas de reduzir ou eliminar a sua exposição.

No caso de ter sido submetida a sessões de radioterapia antes de saber que estava grávida, pergunte ao oncologista sobre a quantidade de radiação a que o bebê pode ter sido exposto, e converse com seu obstetra sobre possíveis exames genéticos e ultrassons mais detalhados do bebê.

SIGA-NOS NO Google News