Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/03/2016 09:00

Grávida pode fazer alisamento artificial no cabelo?

BabyCenter Brasil

A escova progressiva provavelmente não causa problemas para o bebê, mas a verdade é que ainda não há informações suficientes para se ter certeza de que é totalmente segura durante a gravidez. Por esse motivo, muitos médicos acreditam que o melhor é evitar esse tipo de alisamento de cabelo, principalmente no primeiro trimestre de gestação, fase crucial na formação dos órgãos do feto.

Escova progressiva e outros tratamentos químicos para alisar os cabelos são procedimentos feitos com produtos que quase sempre contêm doses variadas de formol, uma substância apontada como cancerígena pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Tenha cuidado mesmo com os métodos mais recentes, propagandeados como mais seguros, como as chamadas escovas de chocolate ou de frutas, porque elas também podem conter formol e ser igualmente tóxicas.

De acordo com a Vigilância Sanitária (Anvisa), agência do governo que regulamenta esse tipo de produto, o formol só é permitido na cosmética agindo como conservante (concentração inferior a 0,2%, a qual não tem poder alisante).

Existem produtos certificados pela Anvisa para alisamento capilar sem formol, à base de carbonato de guanidina, por exemplo, mas eles devem ser analisados caso a caso pelo obstetra.

É preciso ainda muito cuidado ao selecionar o salão onde é feito o alisamento, porque não é incomum que o formol seja acrescentado depois à mistura industrializada para potencializar o efeito das escovas progressivas. Fique de olho onde e com quem você faz o procedimento, e sempre demonstre sua preocupação com o fato de estar grávida.

"Como os produtos são aplicados a partir do couro cabeludo e teriam um potencial maior de absorção na gestante, parece mais seguro não utilizar o alisamento durante a gravidez", afirma a obstetra Rosa Maria Ruocco, do Hospital das Clínicas de São Paulo, incisiva ao desaconselhar o alisamento artificial.

Por outro lado, alguns especialistas acreditam que a quantidade de produto absorvida pelo corpo é pequena demais para ser preocupante, desde que as mullheres não abusem dos tratamentos. De acordo com a obstetriz britânica Mary McDonald, uma escova progressiva durante a gestação (depois do primeiro trimestre) pode ajudar você a se sentir melhor consigo mesma.

"É importante estar bem na gravidez. Então, você precisa considerar se pintar o cabelo, fazer um permanente ou um alisamento vai fazer você se sentir bem ou vai fazer você ficar com medo de eventuais problemas", observa.

Além da dúvida sobre a absorção dos componentes da fórmula pela pele, os vapores químicos que se espalham no ar no momento da aplicação devem ser o menos possível aspirados pela gestante, porque podem ser prejudiciais ao bebê. O ambiente deve ser bem arejado.

Quem trabalha em salão de beleza e está grávida tem que se proteger bem do contato com esses vapores (consulte o obstetra para saber que tipo de máscara é proteção eficaz, pois a máscara comum não protege contra gases inalatórios e formol), e usar sempre luvas ao manusear produtos.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)