Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

03/02/2005 16:24

Graduação a distância aumenta 2.000% em 3 anos

MEC

A oferta de cursos de graduação em educação a distância (EAD) deu um salto nos últimos quatro anos. Em 2000, havia 1.682 matrículas, oferecidas por IES (instituições de ensino superior) públicas das regiões Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Três anos depois, segundo dados preliminares do Censo da Educação Superior, havia no Brasil 39.804 matrículas. Um crescimento de 2.266%.

Os dados mostram ainda que, até 2001, só havia oferta de cursos de graduação a distância no setor público. O privado começa a se interessar pela área somente a partir de 2002, quando IES privadas aparecem oferecendo 6.392 matrículas, 15,6% do total.

Em 2003, 16 cursos de graduação em EAD eram oferecidos por IES privadas, somando 10.107 matrículas, 20% do total de 49.911 matrículas. Na Região Norte não há oferta deste sistema de ensino na graduação.

A região Sul registra 20.698 matrículas em cursos de graduação a distância. Número superior ao das outras regiões, inclusive da Sudeste, onde há o maior número de cursos, 38. Na região Norte não há oferta desse sistema de ensino na graduação.

Outro dado apresentado pela pesquisa mostra que as instituições públicas concentram a oferta de matrículas. As instituições privadas só registram matrículas em três das cinco regiões.

A metodologia de Educação a Distância (EaD) tende, por princípio, relativizar a importância da indicação da oferta de cursos por região. Mas a legislação brasileira exige que, nesse sistema de ensino, pelo menos 20% do currículo seja presencial.

Com informações do MEC

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)