Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo não pretende editar nova MP dos transgênicos

Mapa Imprensa - 13 de julho de 2004 - 08:38

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, afirmou ontem que o governo federal não pretende editar uma Medida Provisória para permitir o plantio e a comercialização de organismos geneticamente modificados nesta safra. “Não há decisão nem interesse do governo em emitir uma nova MP. A decisão do presidente da República é clara: enviamos o projeto de lei e esperamos que o Parlamento resolva o assunto. O resto é conversa fiada”, disse, durante o encerramento do Fórum de Negociações Agrícolas Internacionais, na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Rodrigues afirmou que em caso de um “vazio legislativo” sobre o tema, o assunto será discutido com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas fez questão de ressalvar que acredita numa solução vinda das discussões no Congresso Nacional. “Eu nunca disse, e continuo a não dizer, que será editada uma MP”.

Segundo ele, os senadores optaram por discutir o assunto “mais um pouco” para tentar um acordo por consenso até o início de agosto. “Isso ajudaria a acelerar o processo de aprovação dentro da Câmara”, disse o ministro, referindo-se ao relatório do então deputado, hoje ministro da Articulação Política, Aldo Rebelo. “O argumento dos senadores é cristalino. Se a lei de Biossegurança fosse aprovada na semana passada, teríamos pelo menos um mês para a sua apreciação pela Câmara dos Deputados. O processo só terminaria em setembro. A regulamentação demoraria mais um ou dois meses, o que levaria o assunto até novembro sem um marco legal definitivo”. Segundo ele, só um “esforço muito grande” de todos os agentes envolvidos nas negociações salvaria o novo texto da Lei de Biosssegurança. “Isso é muito complicado”, resume

SIGA-NOS NO Google News