Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo da Bolívia estuda retirar brasileiros do país

Thaísa Bueno / Campo Grande News - 10 de junho de 2005 - 13:44

Por conta da crise que assola seu país, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, anunciou que o governo estuda criar um programa para retirar brasileiros da Bolívia. Entretanto, ele disse que o assunto "tem que ser visto com cautela".
De acordo com a assessoria de imprensa do Itamaraty, cerca de 10 mil brasileiros vivem na Bolívia, sendo aproximadamente 4.000 na região de La Paz. Em outubro de 2003, o governo brasileiro resgatou 90 brasileiros e 17 estrangeiros que estavam na Bolívia, durante a crise que culminou com a renúncia do então presidente Gonzalo Sánchez de Lozada, antecessor de Carlos Mesa. A maioria dos resgatados na época eram turistas.

Eleições
Eduardo Rodríguez, 49, o novo presidente da Bolívia, disse hoje em pronunciamento que vai convocar eleições presidenciais. Com o anuncio ele conseguiu uma trégua aos setores mobilizados que garantiram que vão interromper os protestos contra o governo. A data da eleição ainda não foi definida, mas de acordo com a Constituição boliviana deve ser realizada em seis meses.
Rodríguez, ex-chefe da Suprema Corte, é o quinto presidente a assumir o comando da Bolívia nos últimos quatro anos. Ele assume o cargo no lugar de Carlos Mesa, que ficou 20 meses na Presidência do país. As informações são da Folha on Line.

SIGA-NOS NO Google News