Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo convoca reunião emergencial para evitar caos

27 de dezembro de 2006 - 07:27

O ministro da Defesa, Waldir Pires, convocou uma reunião de emergência, a ser realizada às 15h de hoje, em Brasília, com representantes das companhias aéreas, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Aeronáutica, Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) e outros setores envolvidos com a crise da aviação. Após o caos registrado às vésperas e durante o feriado de Natal, o objetivo do encontro é definir um plano de ação para evitar que o problema se repita durante as festas de ano-novo, quando um grande número de pessoas deverá viajar novamente pelo País.

Entrevistado pelo jornal O Estado de S.Paulo, Pires disse acreditar que, no réveillon, não será necessário utilizar aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para atender passageiros com dificuldades de embarque, como ocorreu no Natal.

"A experiência do fim de semana foi muito triste, foi algo gravíssimo. Vamos mobilizar todos os esforços para impedir que não se repita. (...) É inconcebível que tenha ocorrido isso e espero que não se repita", afirmou o ministro.

Na reunião, Pires vai analisar as conclusões iniciais de auditoria iniciada ontem pela Anac na TAM, companhia aérea que registrou o maior número de problemas com vôos nos últimos dias. A investigação, que deve ser concluída até sexta-feira, busca constatar se houve prática de overbooking (venda de passagens em número superior à quantidade de assentos disponíveis) e averiguar outros fatores que levaram ao caos nos aeroportos neste Natal. A Gol e outras aéreas também são alvo de auditoria.

Além da auditoria, a Anac está analisando mudanças na malha aeroviária, com o objetivo de reorganizar rotas e horários de vôo e desafogar o sistema - que hoje, segundo especialistas, está sobrecarregado e suscetível a graves problemas em situações emergenciais.

Segundo a Anac, nesta terça-feira houve atrasos de mais de uma hora em 23,3% dos vôos em todo o País. Das 1.206 aeronaves com pousos ou decolagens programados para o período entre meia-noite e 17h, 281 estiveram fora horário. Outros 37 vôos foram cancelados.




Terra

SIGA-NOS NO Google News