Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo apresenta plano de para combater a tuberculose

Irene Lôbo / ABr - 24 de março de 2004 - 14:14

O controle da tuberculose é prioridade na política de saúde do governo federal. Para marcar no Brasil o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, o Ministério da Saúde (MS) apresentou hoje um plano de ações para conter a doença no país.

De acordo com o coordenador geral de doenças endêmicas do MS, Joseney Pires dos Santos, a partir do próximo mês o ministro Humberto Costa irá visitar pessoalmente os secretários estaduais e municipais de saúde de diversas regiões do país para propor um pacto para a redução da tuberculose.

Serão enviadas forças-tarefa para os cerca de 290 municípios do país de maior concentração da doença. Elas irão reforçar o monitoramento dos casos e os resultados obtidos com o tratamento. As equipes do Programa Saúde da Família serão treinadas para diagnosticar e curar a tuberculose.

Até 2007, o governo promete investir R$ 119 milhões nessas ações. A meta é curar 50,5 mil portadores de tuberculose até 2005. Atualmente, o Brasil apresenta 70% de índice de cura, mas 12% dos tuberculosos abandonam o tratamento antes do final.

Para Joseney Santos, essa não é uma data para se comemorar, mas para refletir. “O Brasil tem hoje em torno de 93 mil casos da doença e seis mil óbitos por ano de uma doença curável, situação que pode ser revertida. No entanto, há quase uma década os indicadores não melhoram. A aids e o surgimento dos casos resistentes tornam a epidemia ainda mais preocupante”, afirma Santos.

A tuberculose é transmitida pelo ar. Os principais sintomas são: tosse por mais de 21 dias, febre geralmente no final da tarde, perda de peso, falta de apetite e de disposição. A doença tem cura e deve ser tratada assim que for descoberta.

SIGA-NOS NO Google News