Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governador do Rotary visita hoje Cassilândia; saiba mais

Redação - 14 de setembro de 2016 - 10:14

Norma e Hermes - Foto Antonio Carlos Ferrari
Norma e Hermes - Foto Antonio Carlos Ferrari

Já se encontra em Cassilândia o governador do Distrito 4470 do Rotary International Hermes Araújo Rodrigues (48). Está  acompanhado pela embaixatriz, sua esposa, Norma. Após ter recebido na entrada da cidade, faz visita ao Lar dos Idosos (obra do Rotary Club de Cassilândia), concede entrevista às 11h10 na Rádio Patriarca e depois do almoço se reune com Rotarct, Interact e rotarianos. A embaixatriz Norma tem reunião a tarde com as Senhoras da Casa da Amizade. A partir das 19 horas, com presença de autoridades locais, todos se reunem na sede do Rotary para uma reunião festiva e a entrega do títulos de Operário do Ano e Operária do Ano. É uma escolha, pelos rotarianos, de pessoas que se destacaram pelo comprometimento no trabalho que realizam.

Quando perguntado se um dia sonhou ser governador do distrito, Hermes respondeu da seguinte forma: “Creio que todo aquele que entra em Rotary e consegue assimilar o que a instituição prega acaba sonhando em chegar a esse posto, justamente para servir mais”.

Hermes foi indicado pelos clubes da região de Dourados .

A vida de Hermes no Rotary International começou na cidade de Jardim, no Rotary Club Jardim/Guia Lopes da Laguna, em 1998. Ele encabeçou a criação do clube na cidade, sendo o seu primeiro presidente. Em 2008, retornando para Dourados, sua cidade de origem, foi admitido como membro do Rotary Club Dourados, o ‘Douradão’, do qual também foi presidente.

METAS
A primeira meta de Hermes – não necessariamente nesta ordem – é aumentar o quadro social do distrito. “Vamos trabalhar para um ganho real de pelo menos um associado por clube até o final do ano rotário, fazendo com que o distrito chegue a 2 mil associados”, diz.

A outra meta é elevar as contribuições para a Fundação Rotária, entidade dos rotarianos que financia projetos humanitários no mundo todo, entre eles a erradicação da poliomielite. A meta é mandar R$ 300 mil dólares para a fundação. “É utopia, talvez seja, mas devemos lembrar que esse valor volta depois em projetos beneficiando as nossas comunidades carentes”, explica.

A terceira meta é desenvolver ações para tornar o Rotary mais conhecido e visível na sociedade. “Muita gente ainda não sabe o que é o Rotary e o que Rotary faz”, ressalta Hermes. “A partir do momento em que se conhece se desperta o desejo de participar e, consequentemente, nossos clubes e o distrito vai crescer”, acrescenta.

POLIOMIELITE
A campanha de erradicação de poliomielite no mundo foi encabeçada e é custeada há 30 anos pela Fundação Rotária. “Este ano a Fundação Rotária está completando 100 anos e estamos a um passo de erradicar a poliomielite no mundo. Por isso devemos ter uma dedicação mais intensa às doações, cujos recursos também vão para custear a árdua missão de por fim a esse mal”, lembra.

De acordo com Hermes, a meta é erradicar a doença no mundo ainda na era do centenário. Atualmente há apenas 12 casos de pólio no mundo, que estão no Paquistão e Afeganistão, países com grandes comunidades Xiitas, que dificultam o acesso para a imunização das crianças. Xiita é uma seita do Islamismo, que significa “partidários de Ali (primo e genro do profeta Maomé)”, extremamente radical. “Será um marco para a humanidade exterminarmos a pólio; trabalharemos para isso”. Para que a doença seja considerada erradicada é preciso três anos sem nenhum caso.

O DISTRITO


O Distrito 4470 é formado por em 22 clubes de 11 cidades da região noroeste do Estado de São Paulo e 51 clubes de 31 cidades do estado de Mato Grosso do Sul, totalizando 73. Entre eles estão 3 clubes mistos instalados nas cidades de Ponta Porã, no Brasil, e Pedro Juan Caballero, no Paraguai. Ao todo frequentam as reuniões semanais dos clubes do Distrito 1.900 líderes.

No Estado de São Paulo os clubes de Rotary do Distrito 4470 estão em Andradina (3 clubes), Araçatuba (9 clubes), Avanhadava, Bilac, Birigui (3 clubes), Castilho, Guaraçaí, Guararapes, Mirandópolis, Penápolis (2 clubes), Valparaíso. Em Mato Grosso do Sul estão em Água Clara, Amambaí, Aparecida do Taboado, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Campo Grande (8 clubes), Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Dourados (6 clubes), Fátima do Sul, Inocência, Itaporã, Ivinhema, Jardim/Guia Lopes da Laguna, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Naviraí (2 clubes), Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina (2 clubes), Paranaíba (2 clubes), Ponta Porã-BR/Pedro Juan Caballero-PY (3 clubes), Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Selvíria (2 clubes), Três Lagoas (2 clubes).

O ROTARY
O primeiro clube foi fundado na cidade de Chicago, Estados Unidos, em 1905, pelo advogado Paul Percy Harris e mais três homens de negócios, Gustav Loehr – engenheiro de minas, Hiran Shorey – alfaiate, e Silvester Schiele – comerciante de carvão.

A Associação Nacional de Rotary Clubs (National Association of Rotary Clubs) foi fundada em 1910, e em 1912 seu nome mudou para Rotary International em função da admissão do primeiro Rotary Club fora dos Estados Unidos, em Winnipeg, Canadá. Em 1917 nasceu a Fundação Rotária. Atualmente, existem mais de 1,2 milhão de rotarianos associados em 34.700 Rotary Clubes espalhados por 210 países ou regiões do mundo.

A Missão do Rotary International é servir ao próximo, difundir a integridade e promover boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários.

Informações de Denes de Azevedo, do site Ferrarinews.

SIGA-NOS NO Google News