Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

GO: Goiás mantém monitoramento em relação à aftosa

Agência Goiana de Comunicação - 08 de novembro de 2005 - 17:12

A Agrodefesa tem mantido sob intenso monitoramento o trânsito oriundo de Mato Grosso do Sul, onde já foram confirmados 22 focos de febre aftosa. Uma atenção especial tem sido dada ao Paraná e a São Paulo. Na divisa com Mato Grosso do Sul foi dobrado o efetivo técnico dos três postos fixos localizados em Chapadão do Céu, Itajá e Aporé.

Para a região foram deslocadas nove equipes moveis de fiscalização. O trânsito oriundo de São Paulo e Paraná está sendo monitorado nos postos de São Simão, Itumbiara, Cumari e Corumbaíba. As ações vão continuar até que se encerrem os focos de Mato Grosso do Sul e sejam descartadas as suspeitas do Paraná e de São Paulo.

Ontem o Ministério da Agricultura encaminhou para todos os Estados a relação de focos de Mato Grosso do Sul de febre aftosa e a quantidade de animais em cada foco. Até agora foram confirmados 22 focos envolvendo 13.713 animais, 59 suínos e 227 ovinos e caprinos. Deste total, 447 bovinos apresentaram sintomas clínicos da enfermidade.

No Paraná já foram inspecionadas 614 fazendas num raio de 10 km das quatro propriedades onde foram identificadas suspeitas de febre aftosa. São fazendas localizadas em Loanda, Amaporã, Maringá e Grandes Rios. Além deles, outros 32 municípios que fazem fronteira com estas cidades são consideradas áreas de risco, ou seja, é proibida a saída de animais susceptíveis à febre aftosa, bem como produtos e subprodutos.

SIGA-NOS NO Google News