Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Gengivite: Saiba como prevenir e tratar a doença

Agência do Rádio - 05 de julho de 2012 - 10:38

Sangramento na gengiva e mau hálito podem ser sinais de gengivite, uma inflamação na gengiva provocada por bactérias.A gengivite em um estágio mais grave chama-se periodontite. A doença prejudica as estruturas que suportam a arcada dentária. Se não houver tratamento rápido, a pessoa pode até perder os dentes. De acordo com o dentista do Hospital Federal do Andaraí, Luiz Antonio Eberienos, saber fazer a higiene correta da boca já é suficiente para evitar o problema:


\" Se você não escova esses dentes suficientemente bem a comida e o açúcar principalmente adere no dente e cria uma crosta, que a gente chama de placa, o que a gente chama de placa bacteriana. Aquilo irrita a gengiva começa a ter sangramento e começa a ter periodontite. Então tem que fazer prevenção, tem que procurar um dentista e que seja ensinado a fazer uma escovação e passar o fio dental de maneira correta, nem em excesso e nem em falta. \"

A jornalista Natalia Scarano sabe bem disso. Ela tem gengivite há quase 10 anos e não descuida da limpeza dos dentes:


\" Eu faço tratamento com uma pasta de dente especifica que o dentista passa, com o fio dental diferenciado, eu tive que trocar a escova, por uma escova mais macia porque o meu dentista disse que eu escovava com muita força.\"

Para tratar da gengivite e da periodontite, ir ao dentista a cada seis meses é fundamental. O especialista ameniza o problema fazendo a remoção do tártaro e da placa dental. Se a doença já estiver avançada, o paciente deverá passar por uma cirurgia.

Reportagem, Ivana Sant\'Anna


SIGA-NOS NO Google News