Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fumantes trocam cigarros por serviços de saúde

Angélica Gramático / ABr - 31 de maio de 2004 - 15:59

Fumantes que passam pelo Largo da Carioca, centro do Rio, hoje, Dia Mundial sem Tabaco, podem trocar serviços de saúde por cigarros. No local, estão sendo feitos exames de câncer de boca, cálculo do índice de massa corporal e verificação da pressão arterial. A ação está sendo promovida pelo Serviço Social da Indústria e da Construção no Rio de Janeiro (Seconci) pelo quarto ano consecutivo.

Para a coordenadora de Promoção de Saúde do Seconci, Ana Claudia Gomes, o atendimento é tão importante quanto os exames, porque através dele a população é sensibilizada sobre os males do cigarro.“Este trabalho é necessário, porque pelo menos hoje a pessoa é levada a refletir sobre os malefícios do cigarro”.

De acordo com a coordenadora, durante a consulta, são destacados também os benéficos de se deixar de fumar. Ela lembra que duas horas sem fumar permite que o sangue fique sem nicotina, 24h já são suficientes para que os dentes não escureçam mais e para que o cabelo, mão e pele fiquem livres do odor do cigarro.

Ana Cláudia explica também, que “o paladar fica mais apurado se o fumante deixar o vício por 48h. Se este intervalo se estender por 72h, o indivíduo sente melhora respiratória e o excesso de monóxido de carbono é eliminado do corpo. A pessoa que deixa de fumar por um ano reduz pela metade o risco de morrer de ataque cardíaco”.

SIGA-NOS NO Google News