Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

05/11/2008 07:44

Fumantes e ex-fumantes têm sintomas muito piores de asma

Agência Notisa

Pesquisa de Portugal mostra que são relativamente poucos os asmáticos que fumam ou fumaram, comparados ao resto da população da Europa; entretanto, apresentam sintomas bastante graves.



Artigo publicado na Revista Portuguesa de Pneumologia de outubro de 2008 mostra que embora o percentual de fumantes asmáticos – 8% – comparado aos asmáticos não fumantes – 83% – seja numericamente pequeno, os indivíduos deste grupo, junto com asmáticos ex-fumantes – 9% –, têm os piores quadros clínicos da doença.



Estes dados são relativos à pesquisa realizada por equipe de pneumologistas que investigaram 110 pacientes asmáticos, em consultas seguidas, que foram divididos entre fumantes, não fumantes e ex-fumantes. “Subseqüentemente, baseados numa avaliação clínica e funcional, foram incluídos num de quatro grupos: asma persistente severa (APS), persistente moderada (APM), persistente ligeira (APL) e intermitente”, afirmam no texto.



Bárbara Seabra e colegas do departamento de pneumologia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, no Porto (Portugal) ainda compararam asmáticos fumantes à população fumante em geral do país que é de 19,2% e da Europa, que gira em torno dos 33%. “A prevalência de hábitos tabágicos nesta amostra populacional foi de 8%, consideravelmente inferior à sua prevalência na população portuguesa (19,2%)” dizem. Entretanto, continuam, “a análise e comparação do grau de severidade de asma e da sua avaliação funcional revelou resultados piores na população de fumadores e ex-fumadores. Estes reforçam o papel da exposição ao tabaco como fator de agravamento da asma e, conseqüentemente, do seu prognóstico”.



Os médicos do Porto reivindicam a realização de mais estudos que “podem revelar-se importantes na comprovação dos bem conhecidos riscos dos hábitos tabágicos, contribuindo para alertar a população asmática neste sentido”.



Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)