Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fumantes e ex-fumantes têm sintomas muito piores de asma

Agência Notisa - 05 de novembro de 2008 - 07:44

Pesquisa de Portugal mostra que são relativamente poucos os asmáticos que fumam ou fumaram, comparados ao resto da população da Europa; entretanto, apresentam sintomas bastante graves.



Artigo publicado na Revista Portuguesa de Pneumologia de outubro de 2008 mostra que embora o percentual de fumantes asmáticos – 8% – comparado aos asmáticos não fumantes – 83% – seja numericamente pequeno, os indivíduos deste grupo, junto com asmáticos ex-fumantes – 9% –, têm os piores quadros clínicos da doença.



Estes dados são relativos à pesquisa realizada por equipe de pneumologistas que investigaram 110 pacientes asmáticos, em consultas seguidas, que foram divididos entre fumantes, não fumantes e ex-fumantes. “Subseqüentemente, baseados numa avaliação clínica e funcional, foram incluídos num de quatro grupos: asma persistente severa (APS), persistente moderada (APM), persistente ligeira (APL) e intermitente”, afirmam no texto.



Bárbara Seabra e colegas do departamento de pneumologia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, no Porto (Portugal) ainda compararam asmáticos fumantes à população fumante em geral do país que é de 19,2% e da Europa, que gira em torno dos 33%. “A prevalência de hábitos tabágicos nesta amostra populacional foi de 8%, consideravelmente inferior à sua prevalência na população portuguesa (19,2%)” dizem. Entretanto, continuam, “a análise e comparação do grau de severidade de asma e da sua avaliação funcional revelou resultados piores na população de fumadores e ex-fumadores. Estes reforçam o papel da exposição ao tabaco como fator de agravamento da asma e, conseqüentemente, do seu prognóstico”.



Os médicos do Porto reivindicam a realização de mais estudos que “podem revelar-se importantes na comprovação dos bem conhecidos riscos dos hábitos tabágicos, contribuindo para alertar a população asmática neste sentido”.



Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico)

SIGA-NOS NO Google News