Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/08/2008 07:32

Frente sugerirá mudanças em decreto sobre reserva legal

Agência Câmara

Integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária vão apresentar ao Ministério do Meio Ambiente, na próxima terça-feira (26), sugestões para as mudanças que serão feitas no Decreto 6.514/08, que regulamentou a Lei de Crimes Ambientais (9.605/98). A principal queixa dos parlamentares é referente ao prazo de 180 dias para o registro das áreas de reserva legal que devem ter a vegetação recomposta.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, admite que o prazo estabelecido pelo decreto para os produtores se adaptarem às novas regras é exíguo. As mudanças no decreto foram negociadas durante audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural na última quarta-feira (20).

A intenção inicial dos deputados era aprovar um projeto para revogar o decreto, mas, depois das negociações com o governo, os parlamentares concordaram em apenas modificá-lo.

Prejuizos para Agricultura
O deputado Zonta (PP-SC), integrante do grupo que vai propor as mudanças, considera que, da forma como está, o decreto pode inviabilizar a produção de alimentos no País. "Nós temos que respeitar a propriedade consolidada, aquela que já está sendo ocupada pela lavoura ou pela criação de animais. Se botar em prática imediatamente [o decreto], o governo congelará essas propriedades. Seria um caos."

Ele citou como exemplo o caso de Santa Catarina, onde as propriedades, em sua maioria, estão localizadas em solos acidentados e já estão com as áreas de plantio consolidadas. Se o decreto entrasse em vigor imediatamente, segundo Zonta, 80% das propriedades ficariam inviáveis. "Então temos que respeitar a propriedade consolidada, dar mais prazo para fazer averbação e dizer o que é a reposição florestal e onde fazer", ressaltou.

Mudanças nos prazos
Pesquisadora assistente do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon-), a advogada Brenda Brito não vê problemas com a ampliação dos prazos previstos no decreto, desde que as normas técnicas para a identificação da reserva legal não mudem. A pesquisadora avalia, no entanto, que as discussões não podem ficar restritas aos representantes do governo e aos ruralistas.

"Obviamente que o ministério tem todo o poder de fazer as negociações, de atender os diferentes segmentos, assim como, eventualmente, eles atendem os segmentos pró-conservação da Amazônia. Agora, à medida que surgem essas demandas para rever uma legislação, propor novas medidas, é importante que o debate, por mais que tenha surgido de um segmento específico da sociedade, seja ampliado", alertou.

Além das sugestões dos parlamentares, o Ministério do Meio Ambiente vai receber propostas de mudanças no decreto de representantes do setor produtivo e do Fórum de Secretários de Agricultura.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)