Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

15/04/2006 14:25

Frente fria chega ao país este final de semana

Thaís Leitão/ABr

A frente fria mais intensa do ano vai causar, a partir deste fim de semana, temperaturas baixas em diversos pontos do Brasil. Segundo o coordenador do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Luiz Carlos Austin, o fenômeno é mais comum no inverno. As chances de ocorrer nesta época, entre os meses de abril e maio, são de 40%.

"Esta é a primeira entrada clássica do processo de transição do outono para inverno. Convivemos com poucas chances de isso ocorrer nesta estação, mas não é impossível que aconteça", disse Austin.

Segundo ele, o sistema causa acentuadas quedas da temperatura em função da entrada do ar frio do sul em direção ao sudeste. Outra característica é o amplo alcance.

"Esse sistema penetra bem pelo continente, chegando até o sul do estado do Mato Grosso e em algumas áreas da bacia amazônica, podendo causar as famosas friagens", afirmou.

A previsão é de que os primeiros efeitos, como nebulosidade e ventos de rajada, sejam sentidos no Rio de Janeiro a partir de amanhã (16). Segundo o coordenador do Inmet também pode ocorrer geada no sul do país.

"Daqui para frente a tendência é que essas frentes frias sejam mais freqüentes no território nacional", acrescentou descartando qualquer ligação com outros fenômenos como o aquecimento global. "Se analisarmos o que aconteceu há 60 ou 70 anos atrás, vamos ver que já houve outros sistemas com essa característica".

Outro fenômeno de grandes proporções também deve ser visto na próxima semana na região sudeste. Segundo o Centro de Hidrografia da Marinha, está prevista para a próxima segunda-feira a maior ressaca do ano, com ondas de até 3 metros. A área atingida se estende do litoral de Santos, em São Paulo, até Cabo Frio, na Região dos Lagos fluminense.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)