Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Frente fria chega a Mato Grosso do Sul no fim de semana

Correio do Estado - 19 de outubro de 2019 - 08:20

Frente fria se aproxima do Pantanal nesta sexta-feira (17) e as temperaturas mínimas devem sofrer ligeira queda no fim de semana, mas as máximas continuam elevadas, com baixa umidade relativa do ar. Para este sábado (18), há alerta de temporais, com ventos fortes, trovodas e queda de granizo.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) , o ar quente e úmido sobre a maior parte do Centro-Oeste, áreas de instabilidade de um sistema de baixa pressão e sistema chamado de cavado em médio e alto níveis da atmosfera colaboram para o aumento das condições de chuva em Mato Grosso do Sul.

Neste sábado, a frente fria entra pelo sudoeste do Estado e o tempo ficará predominantemente nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Temperaturas começam a cair, com mínima prevista de 20°C e máxima de 39°C.

O primeiro dia do fim de semana tem alerta para temporais, principalmente no sul e oeste, com nuvens muito carregadas se espalhando sobre Ponta Porã e o Pantanal sul-mato-grossense. No decorrer do dia, as nuvens avançam para as demais áreas, podendo ocorrer chuvas de forte intensidade, com raios e rajadas de vento. Em Campo Grande, termômetros oscilam entre 23°C e 33°C.

Domingo e segunda-feira a frente fria estará estacionaria, deixando o tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas. As áreas de instabilidade que se formam entre o Paraguai e a Argentina e outros sistemas meteorológicos espalham nuvens sobre Mato Grosso do Sul e há condições de chuva desde o início do dia.

No decorrer do dia, o sol aparece entre nuvens e deve predominar, com máximas podendo atingir 38°C. A mínima cai dois graus em relação do sábado, com previsão de 18°C. A partir da tarde, há possibilidade de chuva com raios.

As mesmas condições permanecem na segunda-feira e a frente fria se afasta a partir de terça-feira (22).

TEMPESTADE

Nesta quinta-feira (17), temporal com ventos de 131,04 km/h atingiu o município de Ribas do Rio Pardo e causou diversos estragos. Além dos ventos fortes, chuva de granizo também caiu sobre a cidade.

Conforme o meteorologista Natálio Abrahão, em aproximadamente meia hora, houve acumulado de 35,2 mm de chuva e caíram 193 raios na cidade. A temperatura caiu de 38°C para 21°C e a umidade relativa do ar subiu de 29% para 98%.

Apesar de rápida, a tempestade causou estragos, como destelhamento de casas, queda de árvores e de placas de sinalização e danos em estruturas de prédios.

SIGA-NOS NO Google News